Analise do ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
ADM. GERAL

Análise do Ambiente Organizacional:

A peça chave para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico

Autores:

Martinho I. Ribeiro de Almeida Doutorado pela FEA/USP e professor da mesma instituição.
E-mail: martinho@usp.br

Francisco Ribeiro de Almeida: Mestrando da FEA-USP, MBA - Finanças Corporativas da FIA/FEA. Professor da faculdade deValinhos (FAV).
E-mail: chicoalmeida@hotmail.com

Análise do Ambiente Organizacional:

A peça chave para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico

Resumo

O texto discute a evolução da Análise Ambiental e as técnicas de avaliação das suas variáveis. Com isso, ele pretende contribuir não só à compreensão do tema mas, também, à disseminação do uso destas técnicas nasorganizações. A análise do ambiente organizacional procura explicar os efeitos do ambiente futuro nas organizações. O entendimento das transformações ambientais é uma peça chave para a realização de um bom Plano Estratégico, pois esta terá maior possibilidade de antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente em constante alteração.

1. Introdução

Quando comentamos sobre análise ambiental,muitas pessoas pensam no ambiente físico (clima, vegetação, grau de urbanização). Este ambiente inspirou por semelhança o processo da análise do ambiente organizacional, que é uma técnica administrativa que deu a origem ao que denominamos de Planejamento Estratégico (PE) (Fischmann,1991).

As técnicas administrativas normalmente evoluem derivando de uma anterior, e o PE é decorrente datécnica conhecida como Planejamento a Longo Prazo, que por sua vez é uma extrapolação do Orçamento para um período mais longo. O PE se diferenciou do Planejamento a Longo Prazo por incluir a análise do ambiente organizacional, ou seja, passou-se a entender que o futuro não é apenas uma continuidade do passado, mas está sujeito a influências diversas que podem alterá-lo.

Com o crescimento daimportância do PE a análise do ambiente organizacional vem se tornando cada vez mais, a peça chave para se obter um PE de qualidade. Para exemplificar o crescimento da importância de PE, pode-se citar a sua exigência nos processos de certificação como a ISO 9.000 e para as novas concordatas, a partir da nova legislação que estará sendo efetivada em breve.

Infelizmente parece que ainda sãopoucas as organizações que tem uma análise ambiental estruturada. No curso de análise do ambiente organizacional ministrado no terceiro trimestre de 2002 na FEA-USP os alunos tiveram dificuldade em localizar empresas que tivessem a análise ambiental estruturada para elaborar o trabalho de campo da disciplina.

Este artigo visa, de uma forma resumida, tratar desta técnica administrativa,para que ao difundir este conhecimento, as organizações possam aprimorar o PE pela sua utilização.

2. Origem da Análise Ambiental

O Planejamento Estratégico apareceu quando se percebeu que para planejar a longo prazo não basta apenas projetar as tendências atuais para o futuro: é fundamental antever como as variáveis que influenciam na empresa, e das quais esta não tem controle, irãoafetar a organização. Para tal, diversos autores apresentaram modelos de como segmentar e analisar o ambiente empresarial. A segmentação ambiental recebeu importantes contribuições de Kotler (1995). Posteriormente, Vasconcellos (1983) e outros autores propuseram adaptações ao modelo de Kotler (1995), seguiram a mesma linha ou propuseram métodos distintos. A partir da segmentação, alguns autorespassaram a fazer recomendações de como analisar cada um dos segmentos ambientais.

3. O enfoque sistêmico e a análise ambiental

Segundo Ackoff (1999) a ciência, a partir do renascimento, para compreender um problema ela o subdividia em problemas menores e estes em problemas ainda menores até reduzir o problema maior em algo simples o bastante para ser completamente entendido. A...
tracking img