Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-O que é clima organizacional?
O clima organizacional significa o oposto da cultura organizacional, seria a visão que os colaboradores têm da organização e qual o grau de satisfação que a pessoa tem sobre a organização. Também seria o conjunto de hábitos que o colaborador tem na organização. Sem o clima não há a interação entre colaborador e a empresa no ambiente de trabalho. Com tudo isso,quando se tem um clima bom entre o colaborador e a organização há uma qualidade de trabalho melhor, o que influenciaria todos os membros a melhora o trabalho em que é realizado.
O clima é importante porque além de medir a satisfação que o colaborador tem sobre a empresa, ajuda a encontrar falhas que muitas vezes não são percebidas pelos administradores. O clima também ajuda a perceber como a imagemda organização está sendo vista internamente e externamente pelos clientes e colaboradores, não adianta passar uma imagem boa pra a sociedade sendo que internamente os colaboradores há veem como um fracasso.
Além desses fatores, o clima cria pontos positivos e negativos, onde os positivos são aqueles que ajudam a organização a ter um ambiente de trabalho melhor e eficiente, um exemplo seriaquando há segurança no ambiente em que o membro trabalha consequentemente ele terá um desempenho melhor, ele se sentir com mais satisfação em trabalhar naquele ambiente. Já os pontos negativos seriam quando o ambiente de trabalho tem algo que prejudique o colaborador de exerce a sua função ou quando alguma coisa o aborrece, outro exemplo é quando dentro da organização se têm muitos conflitos entre osdirigentes, grupos e até com algum colega de trabalho.
2. O QUE É CULTURA?
Basicamente cultura pode ser entendida como parte de um sistema de valores que são compartilhados pelas organizações, como uma forma de identidade que a organização constrói com os membros da organização. Ou seja, os membros das organizações compartilham seus valores, crenças, hábitos entre outras características paradar inicio em uma nova cultura dentro das organizações.
A cultura é uma vantagem que toda organização obtém, pois facilita a linguagem entre os colaboradores e os dirigentes dentro das organizações.
O foco principal da cultura organizacional é fazer com que os seus colaboradores desenvolva uma cultura no seu ambiente de trabalho e consequentemente melhore a satisfação dos grupos que existem dentroda organização, também ajuda a alcançar os objetivos estabelecidos, o que diferencia uma organização das demais.
Cada organização apresenta diferentes objetivos, valores ou crenças que são cultivados por seus membros ao longo prazo de sua existência. Para Edgar Schein (1992, p.44) a cultura organizacional se define como o “sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve numaorganização e orienta o comportamento dos seus membros”.
Mediante a isso, cultura seria a maneira pelo qual os funcionários compartilham sentimentos, emoções e ate mesmo valores que cada colaborador desenvolve na organização. A cultura desenvolve três níveis diferentes: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas onde que cada um representa um grau de cultura dentro da organização.Cada grupo que existe dentro da organização tem uma cultura diferente, alguns são mais motivados outros mais criativos e isso faz com que dentro da organização se tenha um diferencial competitivo.
Na organização o mais importante é que seus colaboradores desenvolvam valores e hábitos, para que no dia a dia da empresa possa ser mais produtivo e consiga os objetivos organizacionais.
A culturatambém é importante para que o membro das organizações desenvolva laços de amizades, troca de valores, crenças, ideias e o compartilhamento do conhecimento, sem a cultura a organização não atinge os objetivos que foram traçados pelos dirigentes e acaba tendo uma cultura fraca o que aumenta a expectativa de conflitos entre os colaboradores.
2.1-Função da cultura:
A cultura desenvolve papeis...
tracking img