Carl rogers - humanista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carl Rogers teve grandes contribuições para o estudo da personalidade.

“A abordagem rogeriana protege melhor as pessoas, porque as protege contra aqueles, dentre nós, que julgam saber o que é bompara elas.” Richard Farson

Sua teoria da personalidade expressa os princípios da psicologia humanista.

É o representante mais conhecido da psicologia humanista.

Rogers acreditava que paraentender o comportamento de um ser humano, dever-se-ia então compreender a noção subjetiva da pessoa, dela mesma e do mundo em que ela vive. Tal postura tem como concepção básica a ideia de que osubjetivo de uma pessoa merece o mais profundo respeito, mesmo que para outros possa parecer estranho.

Em sua clinica, Rogers tinha receios com relação ao uso de teorias pré-estabelecidas, pois tinha medode chegar a achar que saberia mais do sujeito do que ele próprio. O modelo das terapias para ele teria que necessariamente se fundar num valor de respeito ao cliente e a sua verdade. (THORNE, 2003).A Psicologia humanista é a Terapia centrada na pessoa.

Sua teoria irá focar o presente, os sentimentos e emoções presentes têm um impacto maior sobre a personalidade. (Schultz & Schultz)

Eleentende que a personalidade só existe a partir das experiências subjetivas de cada pessoa. Uma das premissas fundamentais de Rogers: As pessoas usam sua experiência para se definir.

Rogersacreditava que, com as condições psicológicas corretas, o indivíduo descobre como e porque ele sofre. Essa descoberta implicará em uma descoberta do que significa ser verdadeiramente humano e como melhorutilizar os recursos, tanto com si mesmo como com os outros, para funcionar no nível mais alto (THORNE, 2003).


Tendência para a Auto-Realização

Tanto a fome e a sede como a tendências humanasmais sublimes fazem parte da tendência para a realização. Leva à diferenciação (busca de complexidade), à autonomia e à responsabilidade social.

Processo Organísmico de Valoração

Guia interno que...
tracking img