Atividade de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Relacione os aspectos populacionais com alguns aspectos econômicos
Resposta: Existem muitas controvérsias em relação ao crescimento populacional e o desenvolvimento econômico. Um deles é a corrente neomalthusiana, inspirada no autor Thomas Malthus, que defende a ideia de que a humanidade tem tendência à pobreza e a fome, onde a população cresce mais rápida que a produção de alimentos, o queprovoca o esgotamento de recursos não renováveis. Por outro lado os críticos dessa corrente defendem a ideia que o os neomalthusianos preveem a fome mas não levam em consideração o progresso.


2) O que é um problema de dupla contagem do produto de um país? Dê um exemplo de como isso acontece.
Resposta: Na contagem do PIB só deve entrar o valor do produto final, sendo assim, a dupla contagemocorre quando o valor de um produto intermediário também é somado ao valor do PIB.
Ex.: a farinha de trigo que vai para o mercado é o produto final, entra no calculo do PIB, já a farinha usada pra fazer o pão não entra, pois ela não é destinada a venda, mas à produção do outro produto.


3) Se uma empresa vende chips de computador para que o fabricante de computadores os utilize em seu produto(computadores), essa transação deve ser incluída no calculo do PIB? Por quê?
Resposta: Não, só entra na contagem do PIB o produto final, sendo que o chip passará a ser parte do produto final (computador).


4) Explique a diferença entre PIB nominal e o PIB real.
Resposta: O PIB real é medido a preços constantes, ou seja, é escolhido um ano base onde e feito o calculo do PIB eliminando oefeito da inflação.
O PIB nominal é medido a preços correntes, ou seja, no ano que foi produzido e comercializado o produto.


5) Para que serve o índice de preços?
Resposta: É o resultado disposto de variações percentuais no decorrer de determinado período que se queira medir, são muito usados, pois facilitam o calculo de variações percentuais acumuladas entre períodos.


6) Por que um paíscom um PIB maior que outro pode ser considerado menos desenvolvido?
Resposta: O PIB representa a riqueza total de um pais, sem fazer diferença social, o país pode ter o PIB alto, porém com o dinheiro nas mãos de poucos.

7) Relacione o PIB ao desemprego.
Resposta: O PIB mede a riqueza produzida no país, quanto maior o PIB mais o país esta produzindo, indústrias produzindo, precisa-se de mão deobra, o que aumenta o numero de contratações e diminui a taxa de desemprego, sendo assim, o PIB menor indica que o país esta produzindo menos, sem precisar de contratações nas empresas, aumentando a taxa de desemprego.


8) Diferencie os tipos de desemprego.
Resposta: Existem vários tipos de desemprego:
Desemprego natural: onde o individuo está desempregado temporariamente, porque foidemitido, ou esta trocando de emprego, ou ainda esta em busca do primeiro emprego.
Desemprego estrutural: causado pelas mudanças estruturais econômicas, ex.: a tecnologia de produção, a demanda de clientes.
Desemprego sazonal: determinado pelas épocas de determinados produtos, ex.: a trabalhado rural que corta cana-de-açúcar.
Desemprego involuntário: quando as empresas são obrigas a demitir.


9)Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo, a partir dos seguintes dados (expressos em unidades monetárias):
• Consumo privado = 200
• Investimento privado = 50
• Gastos (consumo e investimento) do Governo = 25
• Receitas do Governo = 10
• Exportações de bens e serviços não-fatores = 20
• Importações de bens e serviços não-fatores = 18
• Renda líquida enviada ao exterior =5
• Saldo da balança de serviços = -8
• Transferências unilaterais (ao exterior) = 0
• Saldo do balanço de pagamentos = 4
• Indique se as afirmações são falsas ou verdadeiras:
a) O PIB é igual a 267. Resposta: falsa
PIB=C+I+G+X-M
PIB=200+50+25+20-18
PIB=277

b) O PIB é maior que o PNB. Resposta:
PNB=PIB+RLRE-RLEE
PNB= 277+18-20
PNB=275

c) O déficit primário do governo é igual a...
tracking img