Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Módulo 1

-------------------------------------------------
Questões: agora é com você!

Abaixo você encontrará 6 questões para serem respondidas. Na sequência, estão as orientaçõessobre como proceder para anexar sua resposta no AVA. Bom trabalho! Havendo dúvidas, entre no Fórum “Módulo 1”.


1) Os termos assunto e tema são tidos muitas vezes como sinônimos. Em nossasdiscussões, tomaremos assunto como generalização e tema como especificação daquilo que é abordado em um texto. Sendo assim, identifique o assunto e o tema do artigo de Fernando de Barros e Silva.Resposta: No artigo de Fernando de Barros e Silva o assunto é “trote universitário” e o tema é “Humilhação e submissão de uma ou mais pessoas por um bando, tanto no trote como na sociedade”.
2) Títulopode ser considerado como o nome do texto. E ele não é meramente ilustrativo. O título muitas vezes pode trazer dicas para além do tema tratado no texto. O título pode dar o tom da crítica ou daanálise, indicar um ponto de vista sobre o assunto abordado. É esse o caso do título do artigo que lemos. Qual a relação entre o título e o tema do artigo?
Resposta: O título revela o tom de crítica que háno texto, mostrando a sucinta conclusão do autor sobre o assunto do texto, o trote.
3) Em um texto, as aspas podem ter diversas funções: indicar uma citação (a fala de outro); marcar um título delivro, jornal ou revista; marcar um termo escrito em uma língua estrangeira... Mas as aspas também funcionam como um marcador de aproximação ou de distanciamento entre a citação (a fala de outro) e aopinião do autor de um texto. Explique a função das aspas nas passagens abaixo e se é possível perceber a opinião do autor sobre esses enunciados entre aspas.
Anteontem, calouros da Poli foramrecepcionados pelos veteranos. Banhos de lama, cabelos raspados, ovos na cabeça, tinta e farinha pelo corpo - é o que chamam de trote "sem violência". Um dos felizardos admite que aquilo é "um pouco...
tracking img