Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

THAÍSA CRISTINA SOARES FIGUEIREDO
Matricula 20100205016-2
Turma 9070

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Local – Rio de Janeiro
Data – 11/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A CBC é uma empresa constituída por Cláudio Barros que se associou a Marcel, imigrante francês recém chegado ao país trazendo grande experiência da indústriaparisiense de confecções.
Com os limitados recursos que ambos dispunham, montaram uma pequena oficina de confecções que logo evoluiu para a produção em série.
Seu negócio baseia-se na confecção e distribuição de roupas para lojistas e consumidores diretos atuando em todo território nacional, com objetivo de proporcionar a seus clientes produtos de alta qualidade visando à moda parisiense,capital da moda.
Cláudio responsabilizava-se pelo setor comercial e administrativo enquanto Marcel se incumbia da produção.
O mercado consumia toda a produção fazendo com que os lucros fossem bem compensadores. Juntos constituíam um ótimo relacionamento e assim iam progredindo.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema operacional era dividido de início entre os doissócios. Cláudio tomava todas as decisões sozinho demonstrando assim ser uma pessoa autoconfiante e dominadora. Já Marcel por ter extremo pavor a essa área burocrática e administrativa não se pronunciava em relação às decisões de Cláudio, não se preocupando caso algum dia tivesse que chegar a tomar tais decisões.
Podemos comprovar que não havia um sistema organizacional estruturado, não faziamplanejamentos.
Em poucos anos a empresa tornou-se uma das maiores indústrias de confecções do país, transformando-se em sociedade anônima, com a denominação social de CBC – Companhia Brasileira de Confecções.
Cinco cargos de diretoria foram oferecidos aos funcionários que mais se destacaram notadamente pela fidelidade, sendo-lhes concedida ainda a oportunidade de participar do capitalda empresa como pequenos acionistas. Cláudio como Diretor Presidente e Marcel como Diretor Superintendente. Foi formada uma diretoria, mas, as decisões continuaram sendo tomadas todas por Cláudio e os demais somente executavam as ordens.
Como a área de atuação da CBC é confecção de moda, seu tempo de planejamento somente baseava-se nas estações do ano, sem estabelecer objetivos e metasfuturas, trabalhavam sempre visando apenas o presente.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Não havia nenhum canal de coleta de sugestões, as reuniões eram somente para se cumprir as decisões do presidente. Não há nenhuma menção no relato sobre punições ou solução de problemas entre os empregados. As relações entre os diretores eram amigáveis e cordiais com todos, seguindo as orientações do DiretorPresidente. Dessa forma em todos os níveis tanto gerencial como operacional aguardavam sempre as decisões do presidente, não possuindo nenhuma autonomia, a eles só cabia executar as ordens de Cláudio.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Ao delegar responsabilidades o líder cria um time de pessoas confiáveis e competentes. Para isso é necessário ter a coragem de delegar para que o outro...
tracking img