Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro, 25 de março de 2010.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. VALORESMOTIVACIONAIS..........................................................................................4
3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO............................................................ 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 6
5. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 7

1. INTRODUÇÃOO lixo produzido por Campina Grande (PB) é praticamente um esgoto a céu aberto, onde cerca de 450 catadores trabalham na recuperação desses resíduos, inclusive consumindo-os como alimentos, numa luta constante pela sobrevivência.
O material coletado é vendido para sucateiros e intermediários com preços aleatórios, contribuindo ainda mais para a desigualdade social.

Registrada em 18 de novembrode 2001, a Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável foi criada para ajudar os catadores na comercialização dos materiais e na visão de seus direitos diante da sociedade e dos poderes públicos.

Os conflitos pessoais, a exclusão social e a insegurança são algumas das principais preocupações dos cooperados.

Com a falta de uma Política Pública Ambiental no município não hácomunicação entre a comunidade e as secretarias, dificultando assim um desenvolvimento que possibilite melhores condições de vida.

Com a mudança da Cooperativa para a zona urbana muitos dos cooperados não querem deixar o lixão, pois acreditam que têm ali sua única fonte de sobrevivência.

Neste trabalho vamos abordar temas como Empreendedorismo Social, Responsabilidade Social e SustentabilidadeSocioambiental, visando desvendar quais são os compromissos do cidadão e do empreendedor dentro da sociedade.

2. VALORES MOTIVACIONAIS

A responsabilidade com o lixo produzido pelas empresas compete a elas mesmas. O trabalho proposto pela Cooperativa tem como objetivo apresentar os problemas ambientais que são produzidos por esse lixo, propondo assim uma forma de solucionar esse tema envolvendopráticas educacionais que busquem a compreensão, e promoção do bem estar de todos e da natureza.

Preocupado com o social e com as necessidades humanas, o programa de coleta seletiva em empresas possibilitou que as atividades dos catadores fossem realizadas em ambientes mais sadios, gerando o reconhecimento desses trabalhadores pela comunidade empresarial.

A Cooperativa vem conseguindo váriosresultados positivos com o projeto, conscientizando as empresas das suas responsabilidades com o meio ambiente, que consequentemente envolve a economia e o saneamento ambiental, com os cooperados desenvolvendo a autoconfiança nas suas ações, e através do reconhecimento de sua importância na limpeza urbana.

O NEA (Núcleo de Educação Ambiental) e o Laboratório de Tecnologia Ambiental vêm atuando ecorrigindo as falhas do projeto,  buscando a sustentabilidade da Cooperativa e dando suporte a ambos (cooperados e empresas). Essas contribuições vêm mantendo os catadores na unidade de coleta solidária, e não retornando ao ambiente do lixão, reconhecendo a sua importância e a sua responsabilidade diante da sociedade, possibilitando assim melhores perspectiva de vida.

A exclusão social e a lutacontra a pobreza podem ser consideradas uma problemática mundial. Diante do texto abordado, nos deparamos com uma carência material e social, assim como uma deficiência referente à falta de informação e educação. Pessoas vivendo em realidade subumana, expostas ao lixo, sujeitas à falta de saneamento básico, em meio à sujeira, na miséria, sobrevivendo economicamente e sustentavelmente do lixo....
tracking img