Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Recilagem


Introdução

Antigamente o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente por sobras de alimentos.
A partir da revolução industrial, as fábricas começaram a produzir objectos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas.
O  homem passou aviver então a “época das descartáveis”, em que a maior parte dos produtos (por exemplo guardanapos de papel, latas de refrigerantes, computadores) sao inutilizados e atirados fora com enorme rapidez.
Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das cidades fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas.
O lixo acumulado no ambiente aumentou a poluição dos solos e das águase  piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas.
O mais importante seria que todos nós evitássemos acumular detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de embalagens, levando a um aumento na qualidade de vida.
É importante reutilizar tudo o que for possível.
Só quando não for possível reduzir ou reutilizar éque se torna importante a reciclagem.

E o que é a reciclagem?

Reciclagem é o processamento de resíduos industriais e domésticos (como papel, vidro, alguns metais e plástico) de modo que possam ser reutilizados, poupando assim em matérias-primas escassas, abrandando o esgotamento de recursos não renováveis e contribuindo para reduzir a poluição.



Quais as vantagens dareciclagem?

Muitas das vantagens da reciclagem são bastantes óbvias.
Quanto mais se utilizar materiais reciclados, menos será preciso usar materiais «virgens». Como o «lixo» já foi tratado, geralmente gasta-se menos energia para criar produtos reciclados do que para se produzir os mesmos produtos a partir de materiais novos. A reciclagem cria mais postos de trabalho do que a recolha e amontoamento dolixo e, ao mesmo tempo, reduz os prejuízos causados ao ambiente por um acumular indiscriminado desse mesmo lixo.
Actualmente,sabemos que a questão  dos resíduos é um problema que diz respeito a todos.
A participação activa e empenhada dos consumidores no processo de reciclagem começa com a separação das embalagens usadas por tipo de material de que é feito: plástico e metal, papel e cartão,vidro e madeira.
Os  resíduos de embalagens devem depois ser colocados nos equipamentos apropriados disponibilizados pelas Autarquias para o efeito. Em Portugal têm vindo a ser progressivamente implantados vários equipamentos que permitem a participação dos consumidores na recolha selectiva tais como: ecopontos, ecocentros e cestos ou sacos específicos para a recolha porta e porta.

Quais asdesvantagens da reciclagem?

As desvantagens da reciclagem são as dificuldades na recolha e destino dos materiais separados e o garantir um fornecimento contínuo de matéria-prima de boa qualidade aos compradores.

Materiais recicláveis

. Papel e papelão
. Água proveniente de processos industriais
. Garrafas PET
. Latas de alumínio
. Vários tipos de metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco,entre outros.
. Plásticos: PEAD (Polietileno de alta densidade), PEBD (polietileno de baixa densidade), PVC(policloreto de Vinilo), PP, PS.
. Pneus
. Tinta
. Restos da construção civil
. Restos de alimentos e partes dos mesmos que não foram aproveitadas
. Óleo
. Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc).
. Tecido (sobras de confecções, roupas velhas, etc).

Materiais nãorecicláveis

(podem ser reutilizados por algumas empresas ou isolados em aterros industriais)
. Lâmpada fluorescente
. Pilha
. Espelho
. Cristal



Ecopontos

Os ecopontos são contentores diversificados (contentor verde, contentor amarelo, contentor azul e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.
O ecoponto amarelo destina-se a...
tracking img