Eletricidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso técnico em Eletrotécnica

Trabalho Eletricidade Básica

Tópicos:

1. Fale sobre a estrutura atual da matéria ,comente sobre o estado da arte.

2. Comente sobre os efeitos fisiológicos da corrente elétrica.

3. Fale sobre eletromagnetismo.

Pesquisar circuitos mistos, com no mínimo cinco resistores calcular:
(v) Tensão
(I) Corrente
(P) Potência

1° fale sobre aestrutura atual da matéria e comente sobre o estado arte.
Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico. A estrutura do átomo é semelhante a do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas. Como o SistemaSolar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele. O núcleo do átomo é formado por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho, mas sem carga. Denominadas nêutrons. O número de prótons ou número atômico identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos. O elementoquímico natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton, contudo o número de nêutrons pode ser variável e sua quantidade irá definir diferentes isótopos, e um determinado elemento químico pode existir com diferentes números de nêutrons. Um exemplo disso é o caso do urânio, que na natureza aparece sob a forma de três isótopos, que são: Urânio-234, U-235 e 238.Além dos 3 conhecidosestados (Sólido, Líquido e Gasoso) existem mais 3 estados cientificamente comprovados: Plasma, Condensado Bose-Einstein e o Gás Fermiônico.
O estado da arte é o nível mais alto de desenvolvimento, seja de um aparelho, de uma técnica ou de uma área científica, alcançado em um tempo definido, como "Este novo televisor reflete o estado da arte em tecnologia de projeção",
O "estado da arte"indica, portanto, o ponto em que o produto em questão deixa de ser um projeto técnico para se tornar uma obra-prima.
2° comente sobre os efeitos fisiológicos da corrente elétrica.
Efeito fisiológico: corresponde à passagem da corrente elétrica por organismos vivos. A corrente elétrica age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares; quando isso ocorre, dizemos que houveum choque elétrico. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D.D. P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo. O pior caso de choque é aquele que de origina quando uma corrente elétrica entra pela mão de uma pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax da ponta a ponta, ela tem grande chance de afetar ocoração e a respiração. O valor mínimo de intensidade de corrente que se pode perceber pela sensação de cócegas ou formigamento leve é 1 mA. Entretanto, com uma corrente de intensidade 10 mA, a pessoa já perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir a mão e livrar-se do contato (tetanização). O valor mortal está compreendido entre 10 m e 3 A, aproximadamente. Nesses valores, a corrente,atravessado o tórax, atinge o coração com intensidade suficiente para modificar seu ritmo (fibrilação ventriculada).
Cada efeito fisiológico que o choque elétrico produz no ser humano:
TETANIZAÇÃO: é a paralisia muscular provocada pela circulação de corrente através dos nervos que controlam os músculos. A corrente supera os impulsos elétricos que são enviados pela mente e os anula, podendo bloquearum membro ou o corpo inteiro, e de nada vale neste caso a consciência do indivíduo e a sua vontade de interromper o contato.
PARADA RESPIRATÓRIA: quando estão envolvidos na tetanização os músculos dos pulmões, isto é, os músculos peitorais são bloqueados e pára a função vital da respiração. Isto se trata de uma grave emergência, pois todos nós sabemos que o humano não agüenta muito mais que 2...
tracking img