FICHAMENTO PARA IMPRIMIR JANAINA

Páginas: 3 (597 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
FAP – FACULDADE PARAÍSO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: SISTEMAS ESTRUTURAIS I TURMA: MANHÃ / NOITE









FICHAMENTO
TEXTO: QUESTÕES SOBRE O PROCESSO DE CONCEPÇÃO
DAARQUITETURA E ESTRUTURA

Autor: Prof. Dr. Yopanan C. P. Rebello








ALUNO: Janaina Leite Oliveira











JUAZEIRO DO NORTE – CE, MARÇO DE 2015








O conceito de estruturaé bastante amplo, pois existem vários tipos de estrutura, em várias áreas, na biologia por exemplo, existe a estrutura do corpo humano, a estrutura de uma árvore, de uma folha, de uma molécula, entreinfinitas outras, na construção civil, estrutura pode ser definida como um conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra. Mas engana se quem acredita que a estrutura serve apenas para"manter de pé" a edificação, a estrutura é a responsável por dar forma a obra, ela é uma parte integrante da forma. Não existe forma sem estrutura.
A opção por uma solução estrutural também deveriaenvolver a consciência de três instantes na história da obra: o seu passado, o seu presente e o seu futuro. O passado por ajudar a compreender as questões ambientais e ecológicas, o presente refere-se ao seuuso no cotidiano e é a principal preocupação do arquiteto, a questão da ocupação da edificação, tanto que a pós-ocupação já é uma disciplina de cursos de graduação e pós graduação de algumasuniversidades em alguns países, inclusive no Brasil. E o futuro refere-se a sua manutenção. Tudo isso já deve ser levado em conta na hora de projetar a edificação, juntamente com o conforto, a utilidade e aestética dos espaços criados.
Quem nasceu primeiro? a arquitetura ou a estrutura? As pessoas entendem a arquitetura como a criadora das formas e a estrutura apenas como o esqueleto que sustenta essasformas. Na verdade a criação de uma forma implica na criação de uma estrutura, mesmo que inconscientemente sempre que o arquiteto cria uma projeto, ao criar a forma ele também esta criando uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • janaina
  • JANAINA
  • Janaina
  • Janaina
  • janaina
  • Janaina
  • Janaina
  • JANAINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!