LIBRAS SUELI123

2322 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA

TRABALHO FINAL - ESCRITO

Acadêmica: Sueli Aparecida da Cunha
Ra: 73443

GOIOERÊ
2012

DEPARTAMENTO DE LETRAS – DISCIPLINA: LIBRAS
Atividade 2
1. Organize um resumo do quarto capítulo, com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, salientando os aspectos que você considera mais importantes.
Sabemos que as mudanças acontecidas e que ainda estão acontecendo não apenas na educação, mas na vida cotidiana dos surdos são devidas, principalmente, à mudança de concepção sobre a surdez, que atualmente é compreendida como “experiência visual”, isto é, as experiências vivenciadas pelos surdos são muito mais experiências de visão do que de não-audição. O surdo é então a pessoa que compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura pelo uso da língua de sinais.
Com a promulgação da Lei Federal nº 10.098, de 2000, a Lei da Acessibilidade, da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a “ Lei da Libras” e do Decreto Federal nº 5.626 de 2005, que dentre outras determinações importantes estabelece que o surdo é o indivíduo que tem dificuldades para ouvir e, portanto, interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura particularmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras, essa língua passou a integrar o cotidiano do povo brasileiro. E após tais conquistas parece que de repente os surdos adquiriram visibilidade e passaram a reivindicar cada vez mais seus direitos.
Sendo assim, essa mudança de concepção, realizada em tão curto espaço de tempo, quando se pensa em educação, encontrou e ainda encontra forte resistência entre profissionais, familiares e sociedade, resistência que se sustenta, quase que exclusivamente, no desconhecimento sobre o assunto, o que acaba gerando equívocos e preconceitos.
Contudo, o mais relevante para um trabalho efetivo é

Relacionados