O idoso no mercado de trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O idoso no mercado de trabalho e enquanto cliente potencial


Para a Organização das Nações Unidas (ONU), os idosos são divididos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 -, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos). Estes, por sua vez, com mais de 80anos, tendem a continuar sendo, na sua maior parte, do sexo feminino.
Didaticamente, costuma-se identificar a idade de 65 anos como um grande fator determinante da velhice, ou seja: o período no qual se encerra a vida economicamente ativa do individuo, ou seja, quando chega a sua aposentadoria. Contudo, a Organização Mundial de Saúde elevou esta maior-idade para 75 anos, devido ao aumentoprogressivo da longevidade e da expectativa de vida no mundo.
Ainda assim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - o IBGE -, um terço dos aposentados no Brasil permanece no mercado de trabalho. Isto acontece porque no Brasil, diferentemente dos países desenvolvidos, a renda destas pessoas é insuficiente para lhes promover uma velhice tranqüila, em um padrão de vidarelativamente razoável, com boas condições de saúde, alimentação, moradia e higiene.
Não entraremos aqui no mérito da questão Previdência Social. Tentaremos explorar o fato do individuo idoso permanecer no mercado de trabalho, e conseqüentemente ser um consumidor ativo no mercado, nestes tempos.


Elementos demográficos no Brasil e no mundo
As projeções das Nações Unidas, apontavam para oBrasil uma população de 170 milhões de habitantes para 2000, dos quais 49 milhões teriam menos do que 15 anos de idade, e 8,7 milhões acima de 65 anos. Para 2050, as Nações Unidas projetaram que a população nacional ampliaria para 244 milhões, sendo constituída por 49 milhões de jovens e 42,2 milhões de idosos.
Em razão de tão amplo diferencial de taxas de crescimento entre os dois gruposetários, os jovens, que em 2000 representavam 28,8% da população brasileira, em 2050, passarão a responder por 20,1%, em contraste com a participação da população idosa, que em 2000 correspondia a tão somente 5,1% da população total do país, e, que, em 2050, participará com 17,3% do contingente nacional.
Apesar de, em 2050, o índice de idosos do Brasil, ser inferior ao índice da AméricaLatina, ao do México e da Argentina; e pouco acima do Peru, Colômbia e Venezuela, o processo de envelhecimento da população nacional inscreve-se entre os mais intensos, se visto no período de 1950-2050.
De acordo com as projeções das Nações Unidas, Venezuela e Brasil apresentavam os mais intensos processos de envelhecimento populacional, sendo que a Venezuela ocuparia o primeiro posto nalistagem, enquanto que o Brasil, o segundo. Entretanto, as projeções colocam o Brasil como o 6° país no mais intenso processo de envelhecimento, após a República da Coréia, Tailândia, Venezuela, Japão e República Democrática Popular da Coréia, pois enquanto o Brasil multiplica em 15 vezes o seu índice de idosos no período de um século, a República da Coréia o ampliará 21 vezes, a Tailândia, 19, aVenezuela, quase 18, enquanto Japão e a República Democrática Popular da Coréia, em torno de 16 vezes.
O processo de envelhecimento da população, resultado das quedas nas taxas de fecundidade, e pela elevação da expectativa de vida que é um fenômeno mundial. Estima-se, segundo o IBGE, que, em 2.050, o mundo terá 1,9 bilhão de pessoas idosas, uma quantidade equivalente às crianças de 0 a 14 anosde idade. Nos países desenvolvidos, a população idosa corresponderá a um terço da população total. E, nos países em desenvolvimento, onde as taxas de fecundidade ainda serão relativamente maiores, os idosos constituirão cerca de 20% da população total.
O Brasil acompanha a tendência mundial de envelhecimento populacional, onde um estudo realizado pelo IBGE na década de 90 aponta que o...
tracking img