O idoso e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PARTICIPAÇÃO DO IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO


RESUMO
O presente artigo visa a estudar a participação do idoso no mercado de trabalho brasileiro contemporâneo, tendo como base para a pesquisa o levantamento bibliográfico. As vertentes abordadas no estudo comunicam questões que permeiam o cenário da inclusão do idoso no mercado de trabalho e seus reflexos na suaqualidade de vida, além do direito do idoso ao trabalho e os preconceitos por ele enfrentados neste âmbito. A participação do idoso no mercado de trabalho tem-se revelado ascendente a cada ano; entretanto, é consenso entre estudos que ainda haja o preconceito com relação ao idoso trabalhador. Na contramão da ideia preconceituosa de que o idoso já não mais serve, o trabalhador desta faixa etária podeter grande valor para o mercado de trabalho, tendo sua experiência como uma das vantagens de sua inclusão.

Palavras-chave: Idoso. Longevidade. Mercado de Trabalho. Qualidade de vida.

1 INTRODUÇÃO

Cada vez mais, a população idosa busca desempenhar papeis ativos na comunidade e na sua vida em família – torna-se cada vez mais distante aquela figura clássica dos avôs e avós tão conhecidapela sociedade. Trata-se de uma mudança ocorrida no perfil de uma parcela populacional que, conforme Pessoa (2006), com base no Censo IBGE 2000, representava, até então, 14,5 milhões de pessoas, ou seja, 8,6% da população total brasileira;
Já em 2009, a população brasileira com mais de 60 anos totalizava 21 milhões de pessoas, com expectativa de vida ascendente: 73,1 anos de idade (BRASIL, 2010).Os idosos contemporâneos querem ser e fazer parte nas diversas esferas da sociedade, dentre elas o mercado de trabalho, que cada vez mais busca trabalhadores idosos. Fica cada vez mais distante no tempo a época em que, dificilmente, alguém como mais de 65 anos conseguiria uma colocação no mercado de trabalho ou até mesmo continuar em suas funções. Diante de constantes recordes de geração deempregos no país, inverte-se o antigo panorama e torna-se crescente a contratação de pessoas idosas (CASTILHO, 2010).
Justifica-se a realização deste trabalho pelo tema atualíssimo que apresenta, configurando-se numa forma de contribuir para que sempre haja estímulos a pesquisas nessa área, na realização de estudos que promovam os direitos e interesses dos idosos, inclusive enquanto trabalhadores,elementos cada vez mais importantes e urgentes para uma parcela populacional que, segundo projeções e estimativas, apresenta expressivo crescimento se comparado ao passado e mantém essa tendência para os próximos anos.
O presente artigo científico visa a discutir a participação do idoso no mercado de trabalho brasileiro nos dias atuais, dispondo-se, para tanto, da pesquisa bibliográfica como basepara o delineamento da pesquisa, desenvolvida a partir de livros e artigos científicos que versem sobre o tema, bem como legislação pertinente; a pesquisa bibliográfica, de acordo com Gil (1999), configura-se na utilização de material já elaborado, como livros e periódicos científicos, apresentando-se como vantagem o fato de o pesquisador poder chegar a um número de fenômenos superiores àquele quechegaria caso realizasse a pesquisa diretamente.
A discussão referente à questão da participação do idoso no mercado de trabalho contemporâneo encontrará, aqui, os seguintes desdobramentos teóricos: em primeiro lugar, pretende-se teorizar a respeito da questão da figura do idoso inserida no mercado de trabalho contemporâneo; em seguida, é abordada a influência do trabalho na qualidade de vida doidoso; por fim, discute-se o direito do idoso ao trabalho, bem como as barreiras por ele enfrentadas neste âmbito.

2 O IDOSO E O MERCADO DE TRABALHO

Perder a condição de ser produtivo por força da aposentadoria, ou mesmo pelo desemprego, pode representar, além da redução da participação do idoso no mercado de consumo, um fator que influencie diretamente na baixa de sua auto-estima, uma...
tracking img