Filosofia jean paul satre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean-Paul Sartre
Filósofo e escritor francês

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi um filósofo e escritor francês, um dos maiores integrantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir. Jean-Paul Charles Aymard Sartre nasceu em Paris. Perdeu o pai quando tinha apenas dois anos. Foi viver na casa do avô materno, Charles Schweitzer. Teve uma boaformação literária. Ingressou aos 19 anos na Escola Normal Superior no curso de filosofia, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua futura companheira.
Sartre escreveu um romance, que foi rejeitado no início, o “A Lenda da Verdade”. Com o fracasso, enveredou-se pela filosofia a fim de estudar a fenomenologia do filósofo Husserl na Alemanha e as teorias existencialistas de Karls Jaspers e MartinHeidegger. Posteriormente, Sartre estudaria as obras de Kierkegaard. A partir desses estudos, Sartre elaborou sua própria ideia do existencialismo.
Publicou livros importantes na França, romances, contos e ensaios como forma de disseminar seus preceitos existencialistas: “A Náusea”, ‘A Imaginação”, “O Muro”, além da peça teatral “As Moscas”, no qual usou da lenda grega para simbolizar o domínio alemãosobre a França na segunda guerra. Seu ensaio mais complexo foi “O Ser e o Nada”, um volumoso ensaio onde expõe sua metodologia e pensamento sobre o pensamento existencialista e deixou claro que pretendia elaborar uma metafísica diferente do pensamento tradicional.
Sartre era um intelectual engajado com os movimentos sociais na França. Era filiado ao Partido Comunista francês e apoiou a invasãocomunista na Hungria feita pelo ditador soviético Stálin, o que foi criticado posteriormente por intelectuais liberais, segundo esses, atitude contraditória com os ideais de liberdade que o filósofo pregava. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, recusado pelo filósofo e escritor. Morreu em Paris e seu túmulo encontra-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simonede Beauvoir.
Sartre foi um dos pais do Existencialismo. suas principais idéias, resumidamente, eram:
* O EM-SI: Os objetos do mundo apresentam-se à consciência humana através das suas manifestações físicas
* O PARA-SI: Cada pessoa só tem como essência imutável, aquilo que já viveu. Posso saber que o que fui se definiu por algumas características ou qualidades, bem como pelos atos que járealizei, mas tenho a liberdade de mudar minha vida deste momento em diante. Nada me compele a manter esta essência, que só é conhecida em retrospecto. Podemos afirmar que meu ser passado é um Em-si, possui uma essência conhecida, mas essa essência não é predeterminada
* SOBRE A LIBERDADE: Em decorrência disso, uma das afirmações mais conhecidas de Sartre é que o ser humano está condenado àliberdade. Isso significa que cada pessoa pode a cada momento escolher o que fará de sua vida, sem que haja um destino previamente concebido. Ao invés disso, as escolhas de cada um são direcionadas por projetos.
* SOBRE A RESPONSABILIDADE: Se escolho ir a algum lugar, falar alguma coisa, escrever um artigo, tenho que ter consciência de que qualquer consequência desses atos terá sido resultadode minha própria escolha. E cada escolha ao ser posta em ação provoca mudanças no mundo que não podem ser desfeitas. Não posso, segundo o existencialismo, atribuir a responsabilidade por estes atos a nenhuma força externa, ao destino ou a Deus.
* SOBRE A ANGÚSTIA:A angústia existencial decorre da consciência de que são as escolhas dessa pessoa que definem o que ela é ou se tornará. E tambémpor saber que estas escolhas podem afetar, de maneira irreparável, o próprio mundo. A "angústia" decorre, portanto, da consciência da liberdade e do receio de usar essa liberdade de forma errada.
* SOBRE A MÁ-FÉ: Má-fé, no existencialismo, não é mentir para outras pessoas, mas mentir para si mesmo e permitir-se fugir de sua própria auto-determinação.
* SOBRE OS OUTROS :Só através dos olhos...
tracking img