O idoso e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Bernadete
Eva Vilma
Francilene
Sandra Cristina

Projeto de Pesquisa
O idoso e o mercado de trabalho

São Paulo – 2012


“Com o passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais
largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma
profundidade e amplitude incomensurável de experiência e sabedoria. É
por isso que os idososdeveriam ser não só respeitados e reverenciados,
mas também utilizados como o rico recurso que constituem para a
sociedade”.
(Kofi Annan, 2006)

Tema
O idoso e o mercado de trabalho
Justificativa
Certamente muitos de nós em algum momento da vida ouvimos que o futuro pertencia aos jovens. O Brasil deixou de ser jovem.
Hoje, 15 milhões de pessoas têm mais de 60 anos de idade e estima-seque em 2025, o Brasil terá 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse fato representará a sexta maior população idosa do planeta. (IBGE, 2002)
O envelhecimento é um fenômeno mundial e irreversível da vida, marcado por mudanças biopsicossociais específicas da passagem do tempo. Mas essas mudanças não ocorrem somente em uma determinada fase da vida humana, a infância e a adolescência também passampor transformações.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dos anos de 2009 e 2010 indicaram um aumento de esperança de vida dos brasileiros de 73,2 anos para 73,5 anos. Estima-se que 1,6% da população – cerca de 2,9 milhões de pessoas - no país será composta por idosos com 80 anos ou mais. (IBGE, 2009,2010)
Esse segmento da população não apenas cresceu em número, mas tambémcresceu em postura ativa e participativa na sociedade. Fato percebido pelo número de idosos que retardam suas aposentadorias e continuam a trabalhar, ou voltam ao mercado de trabalho depois de se aposentarem.
A partir de pesquisas em artigos, arquivos e internet, buscamos entender quem são os idosos que estão de volta ao mercado de trabalho e por que voltam a trabalhar? Indagações referentes aforma como de como a globalização interfere na vida desses idosos? Qual o rendimento que recebem nessas atividades? Quanto esse rendimento somado aos demais rendimentos recebidos (aposentadorias, pensões etc.) significa na renda de suas famílias? Quem são seus empregadores? Quais condições se submetem para conseguirem o emprego? Quais são as politicas públicas de que participam?

ReferencialTeórico
Diante da mudança na estrutura demográfica do Brasil, decorrente em parte da redução nas taxas de natalidade e parte pelo aumento na expectativa de vida os indivíduos, percebe-se uma nova atribuição/novos papéis sociais a população idosa. Mas quais são os critérios estabelecidos socialmente que determinam a partir de quando um indivíduo passa a ser chamado de idoso?
Para efeito legal,idoso é a denominação oficial de todos os indivíduos que tenham sessenta anos de idade ou mais. Critério esse utilizado pelo censo demográfico, pelo Estatuto do Idoso, assim como pela Organização Mundial de Saúde.
O envelhecimento (processo), a velhice (fase da vida) e o velho ou idoso (resultado final) constituem um conjunto cujos componentes estão intimamente relacionados. [...] oenvelhecimento é conceituado como um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos que terminam por levá-lo à morte. [...] Às manifestações somáticas da velhice, que é a última fase do cicloda vida, as quais são caracterizadas por redução da capacidade funcional, calvície e redução da capacidade de trabalho e da resistência, entre outras, associam-se a perda dos papéis sociais, solidão e perdas psicológicas, motoras e afetivas. (RODRIGUES apud PAPALÉO NETTO, 1996).
Um fato relevante diretamente ligado à idade é a aposentadoria. Podemos dizer que a aposentadoria representa um ciclo...
tracking img