O ensino de geografia

FAFI – FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS
Curso de Pedagogia







ANDREZA ALVES DE CARVALHO
PATRÍCIA PEREIRA PRATES








RELATÓRIO DE PESQUISATrabalho apresentado à Disciplina de


Geografia e Ensino, do 4º Ano


do Curso de pedagogia da UNIFEMM, ministrada


pela professora Ana Carolina.











SETE LAGOAS
2012INTRODUÇÃO



Na contemporaneidade são notáveis as transformações que estão acontecendo na natureza e no meio social, sejam elas provenientes dos avanços tecnológicos, da globalização ouda informatização. Assim, o ensino de geografia deve também acompanhar essas transformações e inovações para que se possa formar cidadãos atuantes, informados e conscientes do seu verdadeiro papelna sociedade. No entanto, o que observamos na maioria das vezes nas escolas, é um ensino de geografia maçante, tradicional e que não se compromete com a construção de uma sociedade ativa, concomitantecom as mudanças e desafios do mundo atual.


O ensino tradicional da geografia – mnemônico e descritivo, alicerçado no esquema “a Terra e o Homem” – não tem lugar na escola doséculo XXI. Ou a geografia muda radicalmente e mostra que pode contribuir para formar cidadãos ativos, para levar o educando a compreender o mundo em que vivemos, para ajudá-lo a entender as relaçõesproblemáticas entre sociedade e natureza e entre todas as escalas geográficas, ou ela vai acabar virando peça de museu. (Vesentini, 2004 p. 220).




Porém, ainda não existem fórmulas,“receitas” e estratégias que melhor se adequem ao ensino desta disciplina na sala de aula, visto que cada educador, mesmo os mais comprometidos com o ensino de uma geografia crítica, possuem opiniões formadas,objetivos e maneiras diferentes de lecionar suas aulas.
Nesta perspectiva, esse trabalho vem retratar o que os alunos pensam sobre a importância da disciplina de geografia para a sua...
tracking img