O ensino de geografia

FAFI – FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS
Curso de Pedagogia







ANDREZA ALVES DE CARVALHO
PATRÍCIA PEREIRA PRATES








RELATÓRIO DE PESQUISA










Trabalho apresentado à Disciplina de


Geografia e Ensino, do 4º Ano


do Curso de pedagogia da UNIFEMM, ministrada


pela professora Ana Carolina.











SETE LAGOAS
2012INTRODUÇÃO



Na contemporaneidade são notáveis as transformações que estão acontecendo na natureza e no meio social, sejam elas provenientes dos avanços tecnológicos, da globalização ou da informatização. Assim, o ensino de geografia deve também acompanhar essas transformações e inovações para que se possa formar cidadãos atuantes, informados e conscientes do seu verdadeiro papelna sociedade. No entanto, o que observamos na maioria das vezes nas escolas, é um ensino de geografia maçante, tradicional e que não se compromete com a construção de uma sociedade ativa, concomitante com as mudanças e desafios do mundo atual.


O ensino tradicional da geografia – mnemônico e descritivo, alicerçado no esquema “a Terra e o Homem” – não tem lugar na escola doséculo XXI. Ou a geografia muda radicalmente e mostra que pode contribuir para formar cidadãos ativos, para levar o educando a compreender o mundo em que vivemos, para ajudá-lo a entender as relações problemáticas entre sociedade e natureza e entre todas as escalas geográficas, ou ela vai acabar virando peça de museu. (Vesentini, 2004 p. 220).




Porém, ainda não existem fórmulas,“receitas” e estratégias que melhor se adequem ao ensino desta disciplina na sala de aula, visto que cada educador, mesmo os mais comprometidos com o ensino de uma geografia crítica, possuem opiniões formadas, objetivos e maneiras diferentes de lecionar suas aulas.
Nesta perspectiva, esse trabalho vem retratar o que os alunos pensam sobre a importância da disciplina de geografia para a sua formaçãoe o ensino da mesma em sala de aula. Como também compreender qual é a relevância do conhecimento geográfico dos educandos, para que possamos refletir e perceber a construção teórica e prática das aulas de geografia na escola.





OBJETIVOS:
- Identificar a relação dos alunos com a matéria de geografia;
- Perceber a visão dos alunos sobre a disciplina;
- Identificar a importância dageografia na vida do educando;
- Analisar se eles percebem a geografia no seu dia-a-dia e a participação dos mesmos nas aulas.
- Refletir sobre a opinião dos alunos sobre a importância da disciplina para sua formação como cidadão.






























DESENVOLVIMENTO


Ao estudarmos Geografia muitas são as inquietações que aparecem nodecorrer da graduação, no entanto existem fatos que são melhores compreendidos se observados e questionados no próprio campo, ambiente propício para causa e efeito do processo educativo e também com o suporte de artigos e livros que tratam do tema.
Os textos A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA E O PAPEL DOPROFESSOR DE GEOGRAFIA e SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO ALUNO EM GEOGRAFIA, levantam muitasquestões antes desconhecidas por nós. Quando o autor, no primeiro texto acima referido menciona que “o professor tem a missão de refletir sua prática pedagógica, reformulando-a e objetivando orientar os alunos quanto a uma formação crítica” passamos a entender que desde sua formação á didática na sala de aula, o educador tem a responsabilidade de possibilitar um ensino que realmente seja significativo eprático no seu dia-a-dia, já o segundo texto incrementa essas vertentes ao apontar a necessidade de práticas pedagógicas que superem as metodologias tradicionais, principalmente relacionadas ao uso excessivo do livro didático.
Diante disto, buscamos sob orientação da professora Ana Carolina investigar e tentar compreender como a Geografia tem sido compreendida e aplicada pelos alunos,...
tracking img