Ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“CONSTRUINDO” PLANALTOS, PLANÍCIES E DEPRESSÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO (máximo de 700 caracteres)

O relevo é um dos temas das aulas de Geografia que aindaexige dos alunos um alto grau de abstração para entenderem os seus processos e as suas formas. Vídeos, aulas de campo, fotografias, painéis, croquis e maquetes são alguns dos recursos e atividadesque podem ser utilizados para amenizar esse problema.
Porém, geralmente, há deficiências na infra-estrutura das escolas e/ou uma má formação e disposição dos professores que terminam recorrendoao livro didático e às aulas expositivas para trabalhar o relevo terrestre.

OBJETIVO (máximo de 300 caracteres)

Partindo dessas inquietações, é que buscamos analisar na pesquisa como aconstrução de maquetes de relevo, pelos próprios alunos, contribui para melhorar o estudo das formas e da dinâmica do relevo terrestre, assim como para aumentar o interesse pelas aulas de Geografia. Essetrabalho resultou numa monografia de licenciatura (COSTA, 2007).

MATERIAL E MÉTODO (máximo de 700 caracteres)

A presente pesquisa também integra um projeto maior - O papel dos recursosdidáticos na formação do professor de Geografia: da teoria à prática - que está em desenvolvimento no Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) da UVA (Sobral/CE), com o apoio da FUNCAP.
Para estesegmento do projeto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática proposta e usado o método da observação participante numa turma de 6º ano da Escola Pública Ivonir Aguiar Dias, emSobral, onde realizamos uma oficina de construção de maquetes de relevo com os alunos. Ainda entrevistamos a professora titular de Geografia do 6º ano e aplicamos questionários com 20 alunos, ou seja,50% da turma.

RESULTADOS E DISCUSSÃO (máximo de 1000 caracteres)

A principal dificuldade das aulas apontada pela professora era a falta de materiais audiovisuais que pudessem prender a...
tracking img