Crise convulsiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho diz respeito sobre o estudo de caso de um paciente, abordando os seguintes aspectos: histórico de enfermagem, conseqüentes evoluções diagnósticos e cuidados de enfermagem, patologias encontradas no individuo, medicações utilizadas e exames realizados.
Neste estudo a patologia a ser abordada será a crise convulsiva. A convulsão ou ataque, como é vulgarmentechamada, é uma descarga bio-energética temporária com origem no cérebro. Desencadeia alterações no organismo em nível do estado de consciência, tonicidade muscular e esfíncteres.
Este estudo apresenta como objetivo a aquisição de um maior conhecimento sobre tais patologias, assim como de todos os aspectos abordados no primeiro parágrafo desta introdução, garantindo assim uma prestação dos serviçosde enfermagem de melhor qualidade para o individuo acometido por esses agravos e a construção de um conhecimento por parte do acadêmico.



















DESENVOLVIMENTO

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM:

01/06/11 – 6:05 horas: J.M.S, 18 anos, sexo maculino, branco, católico, solteiro, vendedor, natural de São Paulo SP, procedente de Itajubá MG. Deu entrada no Pronto Socorro,trazido pelo Corpo de Bombeiros, acompanhado pelo pai, com história de crise convulsiva, SIC do pai, o filho apresentou a primeira crise por volta da 1 hora da manhã, com duração de 3 minutos, se debatendo muito, às 3 horas da manhã, apresentou novamente crise convulsiva, que durou 2 minutos, e babava muito, ele foi encaminhado ao Hospital Escola, onde foi medicado com Fenobarbital e dispensado após,em casa por volta das 5:30 da manhã, apresentou outra crise, sendo trazido para a Pronto Socorro da Santa Casa de Msisericórdia. O pai informa que na infância o filho apresentou episódios de crise convulsiva, sendo acompanhado pelo neurologista, e fez uso contínuo de Depakeni por seis meses, sem apresentar crises até o momento. O pai relata que o filho, no dia anterior passou por situaçãoestressante no serviço, nega diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, alergias a medicamentos e alimentos. Segundo o pai, o filho alimenta-se irregularmente, não come carne, feijão e legumes, ingere em média 1,5 litro de água ao dia, eliminações vesicais em média 7 vezes ao dia, em média quantidade, eliminações intestinais 1 vez ao dia. Encontra-se no leito em decúbito dorsal, mantendo acessovenoso em dorso da mão direita, infundindo 500 ml de soro fisiológico 0,9%. Ao exame físico, consciente, orientado, períodos de confusão, eupneico, normotenso, afebril, pálido, pupilas isocóricas fotoreagentes, Glasgow 13 (AO 4, RM 5, RV 4), murmúrios vesiculares em ambos hemitoráx, bulhas cardíacas normofonéticas rítmicas em 2T, abdome plano indolor á palpação, peristalse presente, ausência deedemas em MMSS e MMII, boa perfusão periférica. SSVV: PA: 100x70mmHg, R: 20 rpm, P:84 bpm, T:36,6ºC.
01/06/11 – 7:40 horas: Colhido amostra de sangue, para exames laboratoriais (hemograma, ionograma, uréia, creatinina, urina tipo 1 mais bacterioscopia).
01/06/11 – 8:40 horas: Apresentou a quarta crise convulsiva, com duração de 3 minutos, tendo contrações musculares generalizadas (tônico-elônico),sem relaxamento de esfíncter, sialorréia intensa e cianose de face e rebaixamento do nível de consciência, foi administrado Hidantal EV 1 ampola, instalado O2 tipo óculos 3L/min.
01/06/11 – 11:20 horas: Administrado 1 ampola EV de Dipirona e Fenobarbital 50 mg IM, segundo prescrição médica.
01/06/11 – 12:00 horas: Resultados dos exames sem alterações, passado visita médica, alta hospitalar,sendo o paciente orientado pelo médico para procurar um neurologista.

HIPOTESE DIAGNÓSTICA:

Crise convulsiva.


SINAIS E SINTOMAS APRESENTADOS PELO PACIENTE:

- Contrações Musculares generalizadas;
- Sialorréia;
- Cianose de face;
- Rebaixamento do nível de consciência.




















ESTUDO DA PATOLOGIA

CRISE CONVULSIVA

DEFINIÇÃO:

Uma crise...
tracking img