A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: o que é retórica e o valor dela para o profissional do direito.

Retórica é a habilidade de convencer o interlocutor, com o poder da persuasão, de alguma forma,utilizando o discurso oratório ou visual. Existem vários tipos de retórica, elas são: A retórica comercial ,a retórica do governo, a retórica da oposição, a retórica dos intocáveis.
Aretórica comercial - Consiste em nos trazer um bem que ainda não temos, manter uma vantagem que já temos, aliviar um mal que nos aflige ou evitar um mal que nos assusta.
A retórica dogoverno - Tem 2 fins: 1) obter a cooperação do povo para exercer controles sociais necessários à ordem social; 2) legitimar o exercício do poder. Para se manter no governo precisa serlegal, eficaz e legitimado.
A retórica da oposição - Consiste em entrar no poder, ela mostra os defeitos do governo atual e faz promessas dizendo que vai mudar os problemas atuais, porémsão só promessas pois não estão no governo, caso entrem cabe a oposição decidir se vai fazer o que prometeu ou não.
A retórica dos intocáveis - É a retórica dos médicos e do líderreligioso, em relação aos médicos quando o paciente se consulta ele acredita totalmente no médico pois eles não tem nenhum conhecimento e os médicos tem, em relação ao líder religioso apopulação sempre segue suas palavras pois não querem ir para o inferno e querem ir para o céu.
A retórica tem muita importância para o profissional do direito. O profissional deveutilizar a retórica visualmente e oralmente para ele convencer os seus clientes que ele é bom, o seu modo de vestir-se deve ser formal, isso dá uma idéia de que ele é responsável, eletambém deve ter uma boa oratória para convencer o juiz e os jurados que o seu cliente esta certo, ganhando causas a sociedade vai ter uma boa visão dele, assim ganhando muitos clientes.
tracking img