A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
resumo do livro.
“O fim do Direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça – e isso perdurará enquanto o mundo formundo –, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: a luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.”

A luta pelo direito, pela qual extraí a mensagemsupra, repleta de força, é um admirável livro da grande lenda do direito alemão Rudolf Von Jhering, para muitos o pai do direito moderno. Há muito eu ouço falar sobre essa obra e de como ela éimportante para a revolução do direito mundial, assim como também é importante a Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen.

Pude estar em contato com o texto, absolvi algumas passagens marcantes, érealmente um texto que fala à razão e ao sentimento. Um livro feito de eloquência, de sabedoria.

Infelizmente, eu ainda não possuo a capacidade intelectual de conseguir esmiuçar toda a obrapara consegui-la interpretar plenamente devido sua complicada linguagem rebuscada, daí minha maior dificuldade; no entanto, o pouco que absolvi da leitura foi suficiente para saber que se trata deum grande clássico que tornarei a ler em breve. Não adianta eu falar aqui como se tivesse conseguido entender tudo o que li, mas foi uma boa experiência.

Uma parte que me chamou a atenção foia que fala o seguinte: “Todo o direito do mundo foi adquirido pela luta; esses princípios de direito que estão hoje em vigor tiveram de ser impostos pela luta àqueles que não os aceitavam; assim,todo direito, tanto o de um povo como o de um indivíduo, pressupõe que estão o indivíduo e o povo dispostos a defendê-lo.”

“A luta está para o direito como o trabalho para a propriedade”“Se se quiser falar da paz sem a luta, do gozo sem o trabalho, torna-se mister pensar nos tempos do paraíso, porque nada se conhece na história que não seja o resultado de penosos e contínuos...
tracking img