A literatura e o cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Pernambuco - UPE
NEAD - Núcleo de Educação à Distância
Curso de Licenciatura em Letras
Disciplina: Literatura Infanto Juvenil
Professor: Jairo Nogueira Luna
Aluna: Patrícia deMelo Pessoa.

Literatura Infantojuvenil e o Cinema

Surubim – PE
Novembro – 2012
A Literatura Infantojuvenil e o Cinema

Enquanto o texto literário tem dificuldade de encontrar leitores devidoao hábito de leitura que muitas vezes é precário, o cinema aparece como texto rico e muito atrativo, capaz de conjugar várias linguagens, atraindo grande parte do público. Normalmente as adaptações sãovistas como traduções literais entre tipos textuais, mas é necessário cuidado ao se tratar do assunto.
Embora nossa sociedade esteja fortemente vinculada à escrita, produzimos e reproduzimos benssimbólicos codificados nas mais diversas formas que mantém relação entre si, numa ampla rede de sentidos ou semiose cultural. Portanto, “colocar imagem e escrita em campos opostos e excludentes é, nomínimo, ingenuidade, já que, mesmo à nossa revelia, tais códigos se encontram em constante interação” (WALTY; FONSECA; CURY, 2006, p.90).
Embora, para algumas pessoas, a adaptação cinematográfica sejaa principal responsável pelo desestímulo à leitura do texto original, uma vez que ela cria, facilmente, todas as imagens que deveriam ser realizadas na mente do leitor, é necessário observar a suanecessidade. A adaptação cinematográfica nem sempre se preocupa em expor conceitos já existentes numa determinada obra escrita; muitas vezes, ela pode expressar novos valores e, consequentemente, ser tãoou mais interessante que o próprio texto que a inspirou.
Pois o autor ao criar suas obras não visa a escrever um roteiro cinematográfico respeitando as principais características do cinema. Ele oescreve para os leitores que irão ler um pouco, colocarão o livro na prateleira, então, irão continuar lendo-o mais tarde. Daí a necessidade de adaptar a linguagem literária para o filme. Eis a...
tracking img