Tcc - cinema e literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










A REVITALIZAÇÃO DA LITERATURA NO CINEMA COMO INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA.



Wilma Augusta Frederico Caldeira

Márcia Santos Barbosa Sismoto

Priscilla Silva do Nascimento

Lílian Aparecida da Silva Morini

Maxwel Marcos de Freitas






Curso de Letras
Polo: São Joaquim da Barra
Orientadora: Ana Paula de Oliveira


1 - Introdução

Opesquisador SCORSI em artigo publicado em 2006 afirmava que o cinema estava repleto de literatura e esta sorvia os modos e ritmos cinematográficos. Podemos dizer ao iniciar este artigo que o cinema e a literatura são linguagens urbanas e se fixam em nossa mente educando-nos meio que a seu modo.
Entretanto, a literatura vem de muitos milênios antes do cinema, o que lhe confere um status delinguagem mais institucionalizada. A imagem que é um recurso do cinema não tem vez na literatura, salvo em pequenas e escassas ilustrações em, alguns livros. Mas as duas linguagens após o surgimento do cinema se influenciam mutuamente. O paralelo existente entre as duas estéticas são calcadas no diálogo que se deu entre a transmutação para as imagens do que antes eram somente palavras em umpapel.
A imagem e seu mesmo conceito se dão de formas diferentes entre as duas estéticas. Guimarães em estudo de 1997 afirmava que a imagem na literatura era meramente simbólica e visava projetar-se na mente do leitor como um cinema mental, enquanto no cinema esta imagem se dá em tempo real e tem forma icônica constituindo uma terceira dimensão de linguagem, a do aspecto visual que está noexterior do espectador.
Anteriormente, falar de cinema e literatura era um caminho espinhoso que gerava a recomendação de antes ler o livro e depois ver o filme. Situando nosso estudo em contexto brasileiro onde a maioria da população não tem acesso ou aos livros, ou à leitura ou mesmo interesse em ler, ainda existem alguns fenômenos de vendagem em livros que tiveram suas adaptaçõescinematográficas ou foram citados nelas, como é o caso da saga Crepúsculo e o livro de Emile Bronte O morro dos ventos uivantes que era o preferido do casal protagonista da saga. Eventos assim demonstram que em diversos graus a produção de cinema leva o espectador a uma condição de ser um leitor em potencial e se pensarmos sobre esse prisma por que não se levar esta importante ferramenta aos nossos estudantes?2 - Os filmes e sua vocação para a educação.
Algumas projeções de cinema tiveram em seus roteiros adaptações da literatura e ensejaram em seu caráter imagético, romancearam a produção fílmica e se valeram de uma estética de imagens sendo natural o efeito que deram á plástica e fotografia da narrativa para o cinema. Pode-se observar isso em documentários. Esse tipo de filme ou produção temcomo objetivo uma perspectiva emocional em relação ao tema que trata. Importa recordar que a proposta de fusão entre cinema e educação, traz uma renovação do processo educacional por meio de métodos educativos como, por exemplo, o rádio e o cinema.
Deve-se entender como educativo em filmes que surgiram através de obras literárias o conjunto de possibilidades em educação e cognitivas que sepoderia extrair a partir da adoção deste como instrumento pedagógico. O professor de literatura que use o cinema em sala de aula pode programar as atividades com professores de disciplinas diversas ampliando a exploração do filme estudando-o em perspectivas diversas criando um aspecto interdisciplinar.
Consideremos também que no trabalho de filmes, os conteúdos transversais, conforme afirmaDUARTE em 2003 dizendo que o cinema era um instrumento precioso para ensinar valores. Crenças e visões de mundos para grupos sociais de sociedades complexas, isso leva a crer que o cinema é uma tradução da realidade montada sobre base ficcional, tal como a literatura e que estão sendo presenciadas no cotidiano das pessoas de toda a sociedade. Essas duas linguagens da arte, assim sendo, se...
tracking img