A indisciplina escolar e o processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A indisciplina escolar como fator de interferência no processo de ensino e aprendizagem.
Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ouescolar, excessiva proteção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam dedisfunções entre os alunos e a escola.
Dentre outras conseqüências podemos destacar o baixo aproveitamento do aluno em relação à aquisição de conhecimento, a exclusão social gerada a partir de descontentamentocom os colegas, desordem em sala, o desestimulo do professor e problemas familiares
No cotidiano escolar observa-se que o comportamento do aluno no ambiente de ensino é reflexo das experiênciasvividas no meio familiar e social. É comum encontrar alunos problemáticos filhos de famílias desestruturadas, onde um dos pais é ausente por algum motivo ou não dão a devida importância para a vida escolare social do filho. Apesar dessa importante observação, não se pode atribuir a esse fator como sendo a única causa do problema. É importante perceber que cada indivíduo responde diferentemente aosestímulos provindos do meio. Enquanto alguns indivíduos apresentam indisciplina e agressividade diante de problemas familiares, em outros esse fator não interfere no rendimento e na disciplina em sala.
Sea escola não se apresenta como espaço motivacional não contribuindo para o sucesso escolar do aluno e ele não encontra em si mesmo ou na família estímulos e dedicação para o aprendizado, em sala serárefletida as conseqüências do seu insucesso e da sua inadaptação. Essas conseqüências podem se manifestam na forma de atos indisciplinados como meio para escape da sua realidade e inobservância dasregras de hierarquia ainda não adquiridas pelo aluno.
A liberdade deve sim existir, mas variando conforme as pretensões desejadas. Não se pode permitir que uma criança ou adolescente seja dona de...
tracking img