Capacitores, semicondutores, diodos, transistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capacitores:
Conceito - é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.Conjunto formado por duas placas condutoras separadas por um material isolante, as placas também são chamadas de armaduras e o isolante de dielétrico.
Funcionalidade – Armazenar cargas elétricas, o dielétrico deve isolar eletronicamente as placas alem dereduzir o campo elétrico entre elas quando estiver carregado aumentando a sua capacitância (capacidade de armazenar cargas elétricas).
Modelos
Cerâmicos: Capacitores pequenos, de baixo custo, adequados para altas freqüências. São fabricados com valores de capacitância de picofarads (pF) até 1 microfarad (µF). Sua capacitância pode variar dependendo da tensão aplicada.
Poliéster: Muito utilizadospara sinais AC de baixa freqüência, mas inapropriados para altas freqüências. Seu valor típico de capacitância reside na ordem dos nanofarads (nF).
Tântalo: Alta capacitância, tamanho reduzido, ótima estabilidade. Existem modelos polarizados e não-polarizados. Possuem maior custo de produção em relação aos capacitores eletrolíticos e tensão máxima de isolamento em torno de 50V.
Mica: São inertes,ou seja, não sofrem variação com o tempo e são muito estáveis, porém, de alto custo de produção.
Óleo: Possuem alta capacitância e são indicados para aplicações industriais, pois suportam altas correntes e picos de tensão elevados. Possuem tamanho superior em relação a outros tipos de capacitores e seu uso é limitado a baixas freqüências.
Eletrolíticos: Nome comumente empregado aos capacitorescujo dielétrico é o óxido de alumínio imerso em uma solução eletrolítica. São capacitores polarizados de alto valor de capacitância, muito utilizados em fontes de alimentação. Possuem custo reduzido em relação ao valor da capacitância, porém, proporcionam grandes perdas e seu uso é limitado a baixas freqüências.

Projeto Eletrônico
Circuito Fonte de Alimentação Simétrica
A circuito de fontesimétrica de 12 volts e composto de 3 sub-blocos: retificador,filtro e regulador de tensão.O retificador composto de 4 diodos ligados em ponte.O filtro são os capacitores c1 e c2 tensão positiva e negativa.Os reguladores de tensão servem para regula a energia em 12 volts positiva e negativa.

Semicondutores:
Conceito - são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétricaintermediária entre condutores e isolantes,não são bons nem maus condutores de eletricidade, na verdade a sua condutividade depende da temperatura a qual ele está submetido. O silício e o germânio são os semicondutores usados na construção de dispositivos eletrônicos (diodos, transistores, circuitos integrados etc.) silício o mais usado por apresentar uma melhor resistência às altas temperaturas, umbaixo custo e alta disponibilidade, como conseqüência de ser o silício, o componente básico da “areia”.
Funcionalidade - é importante na fabricação de componentes eletrônicos tais como diodos, transistores e outros de diversos graus de complexidade tecnológica, microprocessadores, e nanocircuitos usados em nanotecnologia. Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústriaeletrônica e confecção de seus componentes.
Modelos
Intrínseco é aquele em que a concentração de portadores de carga é uma característica  do seupróprio material. Os eletrões saltam para uma banda de condução, provenientes da banda de valência devido aexcitação térmica. Este salto provoca uma lacuna na banda de valência.

Extrínsecoo tipo de condução que predomina depende do número e da valência dos  átomos de impurezas que estão presentes, ao serem dopados com cristais de impurezas pentavalentes,o semicondutor designa se por um tipo n ,uma vez que os eletroes em excesso atuam com portadores maioritarios e as lacunas como minoritários. Por sua vez se a dopagem for realizada com cristais trivalentes , o semicondutor e do tipo p , sendo os portadores maioritarios as lacunas...
tracking img