Radiologia biasoli e bontrager

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES SOBRE POSICIONAMENTO NOS LIVROS BONTRAGER E BIASOLI



-PRODUÇÃO DE RAIOS X
- ANATOMIA
- TÓRAX
- CRÂNIO
- FACE
- COLUNA VERTEBRAL
- EXTERMIDADES- JOELHO/MÃO/COTOVELO
 - PORTÁRIA 453
- PROTEÇÃO RADIOLOGICA
- RADIOLOGIA DIGITAL














SISTEMA EMISSOR DE RAIOS X

O sistema emissor de raios X, também denominado cabeçote, é constituído pelo tubo(ampola) de raios X e pela cúpula (carcaça) que o envolve.O tubo (ampola) de raios x é composto por um envoltório geralmente constituído de vidro pirex, resistente ao calor, lacrado, e com vácuo em seu interior,onde são encontrados o catodo (pólo negativo) e o anodo (pólo positivo).

O catodo:
 
- é responsável pela liberação dos elétrons, que irão de chocar no anodo produzindo raios X e calor. Èconstituído por um ou dois filamentos helicoidais de tungstênio, que suportam temperaturas elevadas (acima de 2000º), e se localizam no interior de um “copo raso” denominado: 

- Coletor Eletrônico

Possui a função de evitar a dispersão dos elétrons liberados. A maioria dos tubos apresenta dois filamentos que possuem comprimentos diferentes e características elétricas distintas ( o maior estárelacionado ao foco grosso e o menor ,ao foco fino).

Anodo:

É uma placa metálica de tungstênio, ou uma liga de tungstênio- rênio, o um molibdênio (mamógrafos), que possui uma angulação com eixo do tubo, e é capaz de suportar as altas temperaturas resultantes do choque dos elétrons oriundos do catodo.


PRÉ-REQUISITOS E CARACTÉRISTICAS DE UM ANÓDO
- Alto ponto de fusão;
- Alta taxa dedissipação;
- Alto número atômico

-A eficiência na produção de raios x é diretamente proporcional ao número atômico dos átomos do alvo (anodo), ou seja, a produção de raios x será tão mais eficiente quanto maior for o número atômico dos átomos do alvo (anodo).O material mais apropriado para um anodo é o W (tungstênio), que possui número atômico alto (74) e alto ponto de fusão (3.410º-+ 20ºC) euma boa produtividade térmica.

O anodo pode ser de dois tipos:
-Fixo;
-Giratório








[pic]



Ângulo do anódo e foco do tubo de raios X

Todo anodo (fixo ou giratório) possui uma angulação da sua face (com o eixo) denominada ângulo do anodo ou ângulo de face, que possui uma relação direta com a eficácia do feixe de radiação e a nitidez da imagem. O foco do tubo de raios Xcorresponde a uma projeção do ponto de impacto dos elétrons no anodo denominado FOCO REAL, e da emergência do feixe útil de radiação, denominado FOCO EFETIVO.

[pic]
O TAMANHO DOFOCO EFETIVO DEPENDE DO TAMANHO DO FILAMENTO DO CATODO E DO ÂNGULO DA FACE DO ANODO. QUANTO MENOR O FILAMENTO E O ÃNGULO DO ANODO, MENOR SERÃO O FOCO EFETIVO, E CONSEQUENTEMENTE, MAIS NÍTIDA SERA AIMAGEM RADIOGRÁFICA. 
A redução do ângulo do anodo possui uma limitação em torno de 15º. Ângulos muito pequenos intensificam o fenômeno conhecido como efeito anodico,que consiste basicamente em uma atenuação do feixe de radiação do lado do anodo.






FÒRMULA DE QUANTIDADE DE CALOR TRANSFERIDA

UC= KV x mAs

Uc-unidade de calor 
kV=quilovoltagem
mAs=miliamperagem-segundos

CÚPULA (CARCAÇA)-Corresponde a um invólucro metálico (duplo) revestido internamente de chumbo. No seu interior, é colocado o tubo de raios X imerso em óleo de isolamento e refrigeração. A cúpula (carcaça) do tubo possui funções de proteção mecânica e elétrica do tubo, dissipação de calor e absorção da radiação extrafocal.
 
A dissipação do calor do tubo de raios x ocorre pelo contato do tubo com o óleo (no interior dacúpula), pelo contato da cúpula com o ar ambiente. (carcaça).

TUBO DE RAIOS X
Os tubos de raios X são denominados em função da quilovoltagem (KV) máxima suportada, seguido pela potência máxima suportada nos focos fino e grosso.

PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER COM O TUBO DE RAIOS X
- O anodo fica esburacado
- Causa queda de rendimento.
- Queima do filamento do catodo- Não existe emissão de...
tracking img