Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ergonomia?
A palavra ergonomia vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamentos e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
A ergonomia tem comopressuposto básico permitir que as interações dos seres humanos no trabalho sejam as mais harmônicas possíveis. Avalia as relações que existem nestas interações e procura ajustá-los, para que sejam um processo "homeostático", ou seja, adequados às características e necessidades psicofisiológicas humanas.
Atualmente, a palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que se adapte aotrabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Podemos, também, defini-la como o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto.
 
Qual o objetivo da ergonomia?
A ergonomia tem por objetivo principal adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condiçõesde trabalho e as relações homem-máquina. A Ergonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva.
Percebe-se que em ergonomia a relação conforto/segurança/bem-estar, estão sempre atreladas, adequadas, procurando aperfeiçoar as condições de trabalho também para que o trabalhador possa apresentar melhores rendimentos, evitando assim situações de fadiga ou acidentes no trabalho que interferem emseus rendimentos e em sua saúde. Neste sentido, é importante ressaltar a importância do caráter multidisciplinar desta ciência, a fim de interagir conhecimentos relativos ao homem, priorizando assim a adequação homem/máquina e trabalho.
 
O que são os agentes ergonômicos?
Agentes (riscos) ergonômicos são os desajustes de ritmo e frequência de trabalho, além de equipamentos e instrumentosutilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físico, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.  
 
O que define a análise ergonômica da atividade?
A análise da atividade estuda o comportamento frente à situação de trabalho, levando em conta os recursos que são disponíveis aos trabalhadores. Este comportamento frente ao trabalho envolve: postura, gestos,comunicações, raciocínio, estratégias utilizadas, enfim, tudo o que pode ser observado e apreendido das condutas dos trabalhadores.
 
Qual a forma correta de trabalhar com as máquinas?
Em ergonomia consideram-se máquinas todas as ajudas materiais que o homem utiliza em seu trabalho, englobando os equipamentos, ferramentas, mobiliários e instalações. Por exemplo, o trabalhador ao sentar-se não deveficar na posição de ponta da cadeira deixando as costas envergadas. A coluna precisa ficar ereta, mas não excessivamente tensa. Um apoio nos pés, espécie de pequeno degrau, ajuda a manter a postura, não deixando que haja pressão na área da coluna. Assim, existem posturas adequadas para trabalhar com as máquinas e equipamentos. 
Qual o modelo de assento ou cadeira ideal a ser utilizada?
A escolhacorreta do assento a ser utilizado dependerá da atividade que será realiza. Entretanto, cadeiras com braços são indicadas porque facilitam o levantar-se, reduzem a pressão sobre a superfície do assento e também a carga sobre a coluna vertebral. O assento firme é o mais indicado, pois ao utilizar-se um assento muito macio, uma grande parte da pressão é exercida sobre a pele das costas e na parteposterior das coxas. Já no uso do assento firme você terá mais apoio para toda a região glútea (nádegas).
Estas zonas de contato se tornam diferentes por suas características de revestimento cutâneo. A pele da região glútea é espessa, rugosa, pouco vascularizada e inervada e fixada por uma camada de tecido colagenoso de alta densidade, sendo muito pouco móvel. A pele das costas e da face posterior...
tracking img