Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anglo Americano
Trabalho sobre ergonomia
















Ergonomia




Introdução

O trabalho a seguir falará sobre ergonomia que é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas.
A ergonomia vai além de desenhos de objetos, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais comoengenheiros, médicos, arquitetos, fisioterapeutas, psicólogos. Nos últimos anos os estudos nessa área ganham destaque n criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos.











*Oque é ergonomia:

É uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiológica, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial,informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.

Ergonomia : origem grega

ERGO: significa trabalho
NOMOS: significa normas








*Como surgiu a ergonomia:

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar osprincípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com mais conforto!

Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentosbélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usados por soldados de vários países com medidas antropométricas diferentes (altura é um item, apenas!)

Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos, jamais visto em um exército, que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" dosoldado ou serviço de engenharia.

Foi a junção da tecnologia com as ciências humanas com a criação da Engineering Psychology, com as primeiras entidades mais importantes: INGLATERRA 1949 Ergonomic Research Society e EUA 1961 International Ergonomics Association - 40 países.

Como podemos notar, a ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano, cada vez mais querer aplicar menos esforçofísico e mental, nas atividades diárias. O Computador, a calculadora, são dois exemplos de produtos ergonômicos diminuindo o esforço mental. 
Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte, no lazer, na escola e, principalmente no trabalho, ou seja, em qualquer lugar.




*Ergonomia ciência do conforto:

A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e daqualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.

A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los enão o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.

Uma das Ergonomia, muito pouco conhecida, a ergonomia de concepção, que planeja, estrutura todo o projeto a partir dos dados referentes do ser humano. Muito mais econômico projetar, conceber, montar um ambiente com ergonomia do que corrigi-lo depois.
Nota: Antes de projetar, definir, construir,comprar, montar qualquer ambiente de trabalho ou lazer, consulte um especialista em ergonomia. Sai mais em conta. Confira!

A ergonomia estuda a situação de trabalho como:

Atividades, Ambientes Físicos, Iluminação, Ruído, Temperaturas, Postos de Trabalho, Dimensões, Formas, Concepção, etc....

    Buscando dar o máximo de conforto, segurança e eficiência.











*Tipos de...
tracking img