Quimica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Novas Tecnologias dos Açores
Técnico Especialista de Gestão da Qualidade e do Ambiente
Química Ambiental
Ano letivo 2012/2013

Camadas da Atmosfera
Mesosfera


Formador:
* Bruno Couto
Formandos:
* Beatriz Rainha
* Nelson Cabral
* Rui Paiva
Data:
* 11-12-2012

Formador:
* Bruno Couto
Formandos:
* Beatriz Rainha
* Nelson Cabral
*Rui Paiva
Data:
* 11-12-2012

Índice

Introdução 2
Atmosfera 4
Camadas da atmosfera 5
Mesosfera 7
Conclusão 10
Bibliografia 11



Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Química Ambiental que é parte integrante do curso Técnico Especialista em Gestão da Qualidade e do Ambiente, lecionado na Escola de Novas Tecnologias dos Açores, como intuito de dar a conhecer de forma sintetizada as várias camadas que constituem a atmosfera, aprofundando a mesosfera.
A escolha da camada mesosfera como tema para a elaboração deste trabalho foi sugestão do formador da referida disciplina, Bruno Couto, com o objetivo de ser parte da avaliação do módulo.
Assim sendo, a atmosfera consiste numa fina camada de gases presa á Terra devido à forçada gravidade. É constituída por cinco camadas, nomeadamente a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, sendo este trabalho focalizado na camada mesosfera que é uma camada muito fria, com temperaturas abaixo de 90ºC negativos no entanto a sua parte inferior é mais quente pois absorve calor da estratosfera.

Atmosfera

A atmosfera é a camada de gases que envolve os planetas.A atmosfera terrestre é composta por uma grande variedade de gases que se mantêm devido à força da gravidade e também por causa do campo magnético que envolve a terra.
Aquando da formação da terra a atmosfera era basicamente composta por metano, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono. No entanto, os primeiros seres vivos realizaram a fotossíntese transformando o carbono em oxigénio.Assim sento, ocorreu uma das maiores transformações no planeta causada por um ser vivo, nomeadamente, a atmosfera tornar-se sobrecarregada de oxigénio.
Nos dias de hoje, o nitrogénio e o oxigénio são 99% dos gases que constituem a atmosfera terrestre. Ainda, a atmosfera da Terra para fins de melhores estudos e observações é dividida em camadas de acordo com a variação de transições de temperatura.Ilustração 1 - Atmosfera terrestre

Camadas da atmosfera

A atmosfera é constituída por cinco camadas nomeadamente a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Quanto mais alta fica a camada mais rarefeito, isto é, mais pesado e escasso o ar se torna.
Assim sendo, a troposfera é a única camada da atmosfera onde os seres vivos podem respirar normalmente. É na troposferaque acontecem as condições climáticas que influenciam o tempo e esta camada estende-se até vinte quilómetros do solo, no equador, e a aproximadamente oito a dez quilómetros dos polos.
A estratosfera é a camada onde a temperatura aumenta com a altitude e caracteriza-se pelos movimentos horizontais do ar. Esta camada chega a cinquenta quilómetros do solo e contêm ozono, um gás que absorve asradiações ultra violetas do sol que são prejudiciais.
Atualmente, a poluição causou “buracos” na camada de ozono, no entanto já se está a verificar melhorias.
Relativamente à mesosfera, o topo desta camada situa-se a oitenta quilómetros do solo. Nesta camada a temperatura é muito baixa, cheando aos -90ºC. Assim sendo, a temperatura diminuiu com a altitude e é na mesosfera que ocorre a combustão demeteoróides.
Na termosfera a temperatura aumenta com a altitude, aumenta tão rapidamente que até a densidade das moléculas é tão pequena, que elas se movem em trajectórias aleatórias. No entanto, raramente as moléculas se chocam.
Nesta camada ocorrem as auroras e é onde andam os veículos espaciais, como por exemplo a nave usada no projecto Apollo.
A exosfera é a camada superior da atmosfera...
tracking img