Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR: AS POSSÍVEIS CAUSAS DEBATIDA DO MEIO EDUCACIONAL - UM DESAFIO PARA TODOS [1].

SILVA, Jaqueline Gonçalves1
SOARES, Luzimara
JESUS, Erony Vieira Martins de

RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi mostrar quais os fatores que levam a indisciplina em sala de aula. Podemos perceber com a pesquisa bibliográfica, que são várias causas que podem desencadear aindisciplina escolar tais como: a educação familiar e cultural, as frustração, o tipo de prática pedagógica utilizada pela escola, entre outros. Hoje, a comunidade escolar e os professores se queixam muito dos alunos indisciplinados; os alunos não se concentram nos conteúdos e acabam trazendo transtornos em sala de aula. Com essa pesquisa podemos analisar que não se pode culpar os alunos, pelaindisciplina, pois tem que buscar o porquê da sua atitude, investigar as causas indisciplinares, em seus vários aspectos. O próprio professor precisa resgatar em seu aluno o prazer de aprender. Ele devera ser parceiro de seu aluno no processo de ensino-aprendizagem.

1. Rede Municipal de Ensino (REME), kleidef@pop.com.br











INTRODUÇÃO

Este trabalho tem porobjetivo realizar algumas reflexões sobre as causas da indisciplina escolar. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se descobrir sobre as possíveis causas.
Escolhemos esse tema por observar que a cada ano os alunos ingressam na escola com problemas de indisciplina. Essa indisciplina leva os professores a considerarem que os alunos apresentam falta de concentração e dificuldade noprocesso de aprendizagem em decorrência ocorre transtornos no andamento das atividades em sala de aula. São muitos autores que discutem a indisciplina escolar no seu contexto educacional, entretanto, esta pesquisa aborda apenas os estudos de Freud, Kupfer, Winnecott, Lajonquiére, Aquino Kant, Latraille, Estrele e Olga Magalhães.
A indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos comos quais se defrontam as instituições de educação, ela abrange diversas formas e mecanismos de expressão, e reflete um grande grupo de causas de diversas naturezas.
Ao pesquisar o crescente interesse sobre o problema, várias explicações são tecidas pelos diversos autores pesquisados. Professores afirmam que a disciplina escolar é conseqüência de família desestruturada, que não educam seus filhos,não impõem limites. Psicólogos tratam como doença. Predomina a versão de que comportamentos indisciplinados são essencialmente negativos, atrapalham a aprendizagem escolar, revelam falta de educação.
Ainda prevalecem na psicologia que comportamentos indisciplinados são atos normativos, regras escolares atuadas por indivíduos que não aceitam frustrações; no caso, práticas escolares que exigemmais dedicação no processo de aprendizagem.
Esse raciocínio permite classificar alguns alunos como indisciplinados e concluir que eles requerem limites impostos e transmissão de valores, no intuito de suprir sua suposta deficiência moral, para mudar seu comportamento. Portanto os indivíduos cometem atos de indisciplina por razões individuais, cuja origem pode ser localizada em sua história pessoalou familiar e é explicada por características de personalidade, com a maior ou menor resistência a frustrações.
Os psicólogos aceitam a queixa de indisciplina escolar e tratam a criança com seu comportamento como se fosse uma doença, que merecesse ser conhecida e curada.
Lajonquiére (1996) inicia o seu artigo “a criança sua indisciplina e a psicanálise”, mostrando que esse termo é utilizado parareferir-se a condutas diversas que vão desde resistir a sentar-se direito até de não emprestar borracha, agredir o professor como sendo conseqüências do meio em vive o aluno e que acaba levando a falta de disciplina na sala de aula.
Os autores Kupfer e Lajonquiére (1998) não focalizam apenas a criança e a sua família para entender e tratar de indisciplina, ambos propõem transformações nas...
tracking img