Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SER+ no mundo da escola: projecto de promoção do clima psicossocial
Marisa Carvalho (Psicóloga escolar, Agrupamento de Escolas de Toutosa) Maria Céu Taveira (Professora Auxiliar, Universidade do Minho)

RESUMO: A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos.A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com ametodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemasdisciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Indisciplina, clima psicossocial, investigação-acção.

CONTACTO: Agrupamento de Escolas de Toutosa Rua da Estação, n.º 326, Livração, 4635-524 Toutosa, Marco de Canaveses Telefone: 255539680 Fax: 255539689 E-mail: ce@eb23-toutosa.rcts.pt Marisa Carvalho Telemóvel:914688322 E-mail: marisacarvalho@sapo.pt

SER+ no mundo da escola: projecto de promoção do clima psicossocial1
Marisa Carvalho2 (Psicóloga escolar, Agrupamento de Escolas de Toutosa) Maria Céu Taveira3 (Professora Auxiliar, Universidade do Minho)

Introdução A indisciplina e violência nas escolas são sentidas como factores que contribuem para o aumento dos índices de mal-estar e stress nosdiferentes agentes educativos e nos alunos. De acordo com a literatura no domínio, a problemática tende a agravar-se, o que justifica uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. Trata-se de um fenómeno complexo que se manifesta de diversos modos e graus de intensidade, com génese em múltiplos factores de ordem social, familiar,pessoal e escolar (Amado, 2000; Amado & Freire, 2009; Lopes, 2009; Menezes, 2003). A literatura no domínio distingue três níveis de indisciplina: (1) desvio às regras de trabalho na aula, (2) perturbação das relações entre pares e (3) problemas da relação professor-aluno (Amado, 2000; Amado & Freire, 2009). O desvio às regras de trabalho na aula, 1.º nível de indisciplina, diz respeito aoscomportamentos que se traduzem no incumprimento de um conjunto de “exigências instrumentais” que enquadram as actividades dentro do espaço da aula, impedindo ou dificultando a obtenção dos objectivos de ensino-aprendizagem (e.g. conversas paralelas, risos, deslocações não autorizadas, falta de material, falta de pontualidade e actividades fora da tarefa)
1 2

SER+ - Projecto financiado pela FundaçãoCalouste Gulbenkian. Coordenadora do projecto SER+. 3 Consultora externa do projecto SER+.

(Amado, 2000; Amado & Freire, 2009). A perturbação das relações entre pares, 2.º nível de indisciplina, remete para os comportamentos perturbadores das relações humanas com carácter violento como, por exemplo, agressões e ameaças a pares (Amado, 2000; Amado & Freire, 2009). A maioria destes comportamentosocorre fora do contexto de sala de aula, especificamente nos recreios (Pereira, 2006, 2009). Os problemas da relação professor-aluno, 3.º nível de indisciplina, referem-se aos comportamentos que afectam a relação professor-aluno, prejudicando as regras e as condições de trabalho bem como a dignidade do professor como profissional e pessoa (e.g. contestação, ameaças e agressões a professores,...
tracking img