A importancia da afetividade no processo de ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DR. LEÃO SAMPAIO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE EM PSICOPEDAGOGIA





A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Artigo apresentado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão na Educação com Ênfase em Psicopedagogia, sob orientação da Profª. Eva Maria Campos.

EloanaGomes Silva
Gláucia Jânia Eugênio Pompeu Mudo
Janete Alves da Silva
Maria Clemilda dos Santos
Núbia Maria Silva Sousa Oliveira

Araripina/PE, 2010
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Eloana Gomes Silva
Gláucia Jânia Eugênio Pompeu Mudo
Janete Alves da Silva
Maria Clemilda dos Santos
Núbia Maria de Souza
Eva Maria Campos
RESUMO

O tema escolhido para esteestudo trata da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quando há um relacionamento de troca e afeto, o aprendizado se torna mais proveitoso e duradouro, tornando o indivíduo um ser crítico, reflexivo e atuante dentro da sociedade em que vive. Considerando estas reflexões, surgiu a questão para este trabalho: até que ponto a ausência da afetividade entre professor e aluno interfere noprocesso de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve por objetivo investigar a importância do afeto no processo educacional, com o intuito de saber a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino. O referencial teórico deste estudo foi baseado em SALTINI (1999), CAPELATO (1994), CUNHA (1994), entre vários outros que enfatizam em sua obra a preocupação com a formação de pessoas livres, íntegras,criativas e amorosas, que tenham a capacidade de enfrentar os problemas presentes em seu cotidiano. Utilizou-se como método a realização de entrevistas e aplicação de questionários para professores a alunos da Escola Prof. Manoel Bonifácio Costa, município de Araripina – PE. Onde obteve-se como resultados que os professores mantém uma boa relação com seus alunos, investem em novas metodologias eutilização da tecnologia na educação, se preocupam com as ausências e tentam dar o melhor de si. Quanto aos alunos a maioria assumem a culpa com relação a notas baixas, sabem de suas responsabilidades, mas são carentes de atenção. Conclui-se que a intensificação das relações entre professor x aluno, os aspectos afetivos, emocionais, a dinâmica das manifestações da sala de aula e formas decomunicação devem ser caracterizadas como pressupostos básicos para o processo da construção do conhecimento e da aprendizagem e ainda condição organizativa do trabalho do professor. Compreende-se então que afetividade e aprendizagem, por conseguinte, são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização.

Palavras-chave: Afetividade, aprendizagem, desempenho estudantil.
1.INTRODUÇÃO

Em meio a globalização, avanços tecnológicos e científicos, vive-se em uma multiplicidade de valores. As pessoas buscam sua identidade para construção de sua personalidade, no entanto, pensam apenas em si, esquecendo-se da substância essencial para alcançar o tão almejado sucesso pessoal e profissional: A Afetividade.
É importante destacar que a afetividade não se dá somente porcontato físico. Discutir capacidade, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas cognitivas de ligação afetiva, mesmo mantendo-se o contato corporal como manifestação de carinho.
Segundo Tassoni (2000, p. 02) A relação que caracteriza o ensinar e o aprender transcorre a partir do vínculo entre as pessoas e inicia-se no âmbito familiar. Desde o nascimento,sentimos uma necessidade muito grande de atenção, carinho e afeto para viver um processo contínuo e harmônico de socialização e integração, que contribui satisfatoriamente no nosso desenvolvimento físico, psíquico, social, intelectual e cognitivo durante toda vida.
No entanto, mesmo reconhecendo a importância dos fatores emocionais e afetivos na aprendizagem, o objetivo da ação da escola não é...
tracking img