A importancia da afetividade para o processo ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA – LICENCIAMENTO – EAD

Município: Pirassununga Estado: São Paulo Turma: 440 Pólo: Fundação de Ensino de Pirassununga Tutor (a): Inez Nunes Paula Vasconcelos Semestre/Ano: 6ª/2009
1

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Angela Maria Pelaes

RESUMO O artigo trata da importância do desenvolvimento daafetividade paralelamente ao desenvolvimento cognitivo nas escolas, mostrando por meio das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, como estão intimamente relacionados. Oferece contribuições para que o professor desenvolva uma relação de afeto com seus alunos e discute a necessidade de atenção a essa dimensão em sala de aula. O artigo tem o objetivo de: discutir a importância do estudo dos teóricos:Piaget, Wallon e Vygotsky, na formação cognitiva e afetiva na criança, analisar como se dá o processo de ensino aprendizagem nas crianças até 12 anos e analisar de que forma as escolas podem trabalhar a partir dos conceitos dos três autores na formação cognitiva dos estudantes. No primeiro momento, veremos como surgiu o interesse de se fazer uma pesquisa no campo da psicopedagogia, os principaispensadores, um breve resumo histórico das questões que nortearam a pesquisa. Em seguida, os três teóricos serão apresentados de maneira a focalizar suas teorias e relações no campo da educação. Será concluído, abordando as perspectivas psicopedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

1

Artigo apresentado na disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia -Licenciatura -

EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.

2

Palavras-chave: Afetividade. Cognição. Ensino – Aprendizagem.

INTRODUÇÃO
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e a dos anjos (...) se eu não tivesse amor. Eu nada seria. (Primeira carta de São Paulo aos Coríntios, cap. 13)

A idéia de pesquisar o tema afetividade ecognição: o processo de ensino aprendizagem nas series iniciais, surgiu após ter concluído os estágios dos módulos 8 e 10 e após ter concluído a disciplina de Introdução a Psicopedagogia do módulo 11, o qual se fundamentou basicamente nas teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Durante todo o curso de Pedagogia foram feitas reflexões sobre as reais contribuições da psicologia para a educação, de forma adesenvolver capacidades e habilidades para futura atuação como mediadores do conhecimento. Pensando nisso surgiu a questão: Como se dá o processo de afetividade/ cognição e aprendizagem com as crianças até 12 anos? Estudos na área de desenvolvimento humano têm mostrado como questões afetivas e cognitivas influenciam diretamente no processo ensino-aprendizagem. Dentre os teóricos construtivistasenfatizados nesse artigo, Wallon e Vygotsky são

proeminentes no estudo de como essas duas faculdades, agindo de forma dialética, contribuem no desenvolvimento da criança.

Levando em consideração esse processo, surgiram alguns questionamentos como: a) Quais as contribuições que Piaget, Wallon e Vygotsky trouxeram para o desenvolvimento cognitivo no processo de desenvolvimento humano; b) Como aafetividade influencia no processo cognitivo; c) De que forma a escola pode atuar nessa perspectiva psicopedagógica.

Para responder estas questões, primeiramente serão analisadas as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon separadamente, levando em conta as contribuições para o campo educacional, abordando o processo de cognição e afetividade sob a ótica dos três estudiosos, concluindo assim aperspectiva psicopedagógica e a escola. A pesquisa será desenvolvida através de coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas.

I- DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA QUESTÃO PSICOPEDAGÓGICA O estudo da psicologia aplicada na educação tem sido intensa nos últimos anos sob

3

a luz de alguns teóricos, dentre eles Piaget, Vygotsky e Wallon que serão aqui abordados separadamente. A escola é o...
tracking img