A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM

2782 palavras 12 páginas
COLÉGIO ADVENTISTA DA COHAB
CURSO DE ENSINO MÉDIO
Cidade:
Estado:
Turma:
Professor (a):
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O PROCESSO ENSINO-
APRENDIZAGEM
RESUMO
O artigo trata da importância do desenvolvimento da afetividade paralelamente ao desenvolvimento cognitivo nas escolas, mostrando por meio das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, como estão intimamente relacionados. Oferece contribuições para que o professor desenvolva uma relação de afeto com seus alunos e discute a necessidade de atenção a essa dimensão em sala de aula. O artigo tem o objetivo de: discutir a importância do estudo dos teóricos: Piaget, Wallon e Vygotsky, na formação cognitiva e afetiva na criança, analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem nas crianças até 12 anos e analisar de que forma as escolas podem trabalhar a partir dos conceitos dos três autores na formação cognitiva dos estudantes. No primeiro momento, veremos como surgiu o interesse de se fazer uma pesquisa no campo da psicopedagogia, os principais pensadores, um breve resumo histórico das questões que nortearam a pesquisa. Em seguida, os três teóricos serão apresentados de maneira a focalizar suas teorias e relações no campo da educação. Será concluído, abordando as perspectivas psicopedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
____________________
¹ Trabalho apresentado à disciplina ministrada pela professora Adriane Eloe, como requisito parcial para obtenção de nota.

2
Palavras-chave: Afetividade. Cognição. Ensino – Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e a dos anjos (...) se eu não tivesse amor. Eu nada seria. (Primeira carta de São Paulo aos Coríntios, cap.13).
A ideia de pesquisar o tema afetividade e cognição: Relações de filhos e pais em seu meio vivente tem-se tornado mais e mais difícil por meio da correria do nosso mundo capitalista. E por meio deste mundo, os pais deixam os filhos sobre a responsabilidade

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas