Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA ORGANIZACIONAL

-cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos
-que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem,
-para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna .
-Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa dese perceber , pensar, e sentir em relação aqueles problemas.(Freitas, 1991).

ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Valores - definições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo. Como exemplo podemos ter: importância do consumidor, padrões de desempenho, qualidade e inovação, etc.
Crenças epressupostos - São geralmente utilizados para sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização,. Implicam em alguma visão de mundo, que passa a ser considerada válida

ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
* Ritos, rituais e cerimônias - São atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc..
*Estórias e mitos - São narrações e eventos, que informam sobre os mito das organizações, ás vezes sem sustentações nos fatos.
* Tabus – proibições, com ênfase no não permitido. E. namoro entre funcionários, por exemplo, não vem escrito nos manuais.
* Normas - as regras que falam sobre o comportamento esperado e adotado pelo grupo.
* Heróis - são os personagens, natos ou criados,que condensam a força da organização Ex.: Ford, Bill Gates, Antonio Hermínio, Olavo Setúbal etc
* Processo de comunicação - inclui a rede de relações, papeis informais, “rede peão,” etc. . Têm a função de transmitir e administrar a cultura

FUNÇÕES DA CULTURA ORGANZACIONAL
* PONTOS POSITIVOS
* senso de identidade
* papel de divisor de fronteiras
* favorece ocomprometimento
* estimula a estabilidade do contexto social
* PONTOS DIFICULTADORES
* Podem funcionar como barreiras às mudanças necessárias
* barreira a diversidade, dificultando a contratação de novos funcionários que não sejam parecidos com a maioria dos membros da organização
* barreira a fusões e aquisições

NIVEIS DE CULTURA
* ARTIFICIALIDADES OBSERVAVEIS
* VALORES
*PRESSUPOSTOS BASICOS

PONTOS CONSIDERADOS
* INFLUENCIA DOS FUNDADORES
* O PAPEL DA ADMINSTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
* CULTURAS E SUB CULTURAS
* CULTURA ORGANIZACIONAL E CULTURA NACIONAL

LIDERANÇA
CONCEITO DE LIDERANÇA
* Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” George Terry apud Hersey (1986, p.103)
* “Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos” Tannenbaum apud Hersey (1986, p.104)
* “A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum”. Harold Koontz e Cyril O’Donnell apud Hersey (1986, p.103)
Arthur Jago (1986) definiu liderança como: “uso deinfluência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo”.
* A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder desempenha também uma importante função simbólica para o grupo
* A liderança é:
* Um processo social definido através da interação líderes e liderados;
* Envolve umprocesso de definir a realidade de forma que sensibilize o liderado;

Envolve um relacionamento de dependência
* PODER LEGÍTIMO – Está relacionado à hierarquia organizacional.
* PODER DE RECOMPENSA –Os gerentes influenciam o comportamento através do uso de recompensas, utilizando-se de uma variedade de recompensas para motivar o funcionário.
* PODER COERCITIVO –A punição se...
tracking img