Genona da cevada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
BIOMEDICINA


VIROLOGIA


Genoma da Cevada

ANÁPOLIS, 03 de abril de 2013

INTRODUÇÃO

Até a década de 70, pouco se conhecia sobre a organização do DNA, a composição de pequenos segmentos com função conhecida, o genes era a joia, mas desejada daquela época.
Nos últimos anos, com surgimentos das técnicas moleculares. E entre elas a técnica declonagem molecular tornou-se possível o isolamento e a purificação de porções genômicas esses avanços contribuíram para tornar a molécula de DNA o foco das principais investigações dos últimos anos.
Além dos reflexos diretos da tecnologia do DNA recombinante proporcionou avanços em todas as áreas de bioquímica, da fisiologia da genética.
Esses avanços permitiram a caracterização, aidentificação e a clonagem de uma serie de genes de enzimas que se tornaram ferramentas decisivas para o surgimento de técnicas como a de marcadores moleculares e de sequenciamento de DNA, o que contribui para elucidação de importantes vias de biossíntese, no que tange aos desafios para tornar eficiente o melhoramento das plantas e para incrementar a produção mundial de grãos, e varias ferramentasmoleculares podem ser incorporadas aos programas de melhoramentos de plantas com objetivo de aperfeiçoar a obtenção de genótipos superiores como a genômica.
A incorporação de tecnologias moleculares e a formação de melhorista treinados para selecionar genes poderão se refletir em grandes ganhos de eficiência nos programas de melhoramentos de plantas.
Os esforços para determinar a sequencia denucleotídeos da cevada também sofrem impedimentos devido ao tamanho do seu genoma 4,8 bilhões de nucleotídeos (4800 Mpb).
O primeiro passo para contornar esse impedimento foi a produção de mapas físicos do genoma da cevada com alta densidade de marcadores.
Aplicações da ciência genômica no melhoramento de plantas para as regiões de várzea do sul do Brasil melhoramento genético de plantas temcontribuído de forma decisiva para o incremento da produção mundial de grãos (BORLAUG, 1983). Entretanto, a necessidade e os desafios para as próximas duas décadas são imensos, o ganho genético para a produtividade está se reduzindo a cada ano e já não acompanha mais o aumento da demanda por alimentos (BORLAUG, 1997; MANN, 1997 e 1999). Atualmente, grandes esforços estão sendo direcionados nosentido de elucidar o potencial genético das espécies cultivadas, objetivando incrementar a produtividade e a qualidade. Para o lançamento de novos cultivares que atendam à demanda crescente por alimentos, os programas de melhoramento de plantas necessitam de grandes mudanças, principalmente no que tange à estrutura, à estratégia e à própria ciência envolvida (STUBER et al., 1999; KOORNNEEF & STAM,2001). Além do foco na qualidade e na produtividade, o melhoramento genético também pode ser direcionado no sentido de aumentar a adaptabilidade das espécies.
Advento das Técnicas Moleculares
Até a década de 70, pouco se conhecia sobre a organização do DNA. A composição dos pequenos segmentos com função conhecida, os genes, era a joia mais desejada naquela época. Nos últimos anos, com osurgimento das técnicas moleculares, e entre elas a técnica de clonagem molecular, tornou-se possível o isolamento e a purificação de porções genômicas. Esses avanços contribuíram para tornar a molécula de DNA o foco das principais investigações nos últimos anos. A clonagem molecular consiste no isolamento e na multiplicação de moléculas de DNA idênticas, e compreende, pelo menos, dois estágiosimportantes: primeiro, o fragmento do DNA de interesse, chamado de inserto, é ligado à outra molécula de DNA, denominada vetor, para formar o que se chama de DNA recombinante; segundo, a molécula do DNA recombinante é introduzida numa célula hospedeira compatível, num processo chamado transformação bacteriana. A célula hospedeira que adquiriu a molécula do DNA recombinante passa, então, a ser chamada...
tracking img