A disciplina da fila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Disciplina da Fila
A chamada disciplina da fila trata das questões relativas a fila propriamente dita. Podemos ter um esquema FIFO (first in, first out) , ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que sai. Podemos ter LIFO (last in, first out), ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair. Podemos ter uma fila com esquema de prioridade, onde, a chamada para receber serviço obedece a um esquema deprioridade. O tamanho da fila pode ser considerado como infinito, pois a fila pode ter qualquer tamanho ou limitado quando a fila só pode acomodar um número determinado de usuários. Neste último caso quando a fila está cheia, os usuários que chegam vão embora, sem entrar no sistema.
Teoria das Filas

O Mecanismo de Serviço
Um sistema de fila pode ser, genericamente, catalogado em 4 estruturasbásicas conforme o seu esquema de prestação de serviço. Assim, como podemos ver na figura a seguir, podemos ter:
(A) canal único, fase única;
(B) canais múltiplos, fase única;
(C) canal único, fases múltiplas;
(D) canais múltiplos, fases múltiplas.

O número de canais é simplesmente o número de estações de serviço paralelas que prestam serviço às chegadas. O número de fases, por outro lado,indica o número de etapas sequenciais que cada chegada individual tem que passar. Um exemplo da categoria (A) seria um pequeno posto bancário com somente 1 caixa para atendimento. Um exemplo da categoria (B) seria o caso de uma agência bancária com fila única e várias caixas. Para exemplificar o caso (C) poderíamos citar um pequeno hospital onde o paciente recebe um atendimento inicial por parte deum médico residente e a seguir é atendido pelo médico titular. Se tivéssemos vários residentes e vários médicos, teríamos um exemplo do caso (D). Podemos, sem muito esforço, identificar vários tipos de filas conhecidas que não se encaixam nas 4 categorias básicas. Isto é esperado, pois estas são apenas as categorias básicas. Para esquemas de filas mais complexos, a dificuldade em se obtersoluções analíticas é imensa e, na maioria das vezes, inviável. Como no processo de chegada, na grande maioria dos sistemas de filas, a duração do serviço prestado é aleatória e para descrevê-la precisamos definir uma distribuição probabilística.
Componentes básicos de um processo de fila

Também como no processo de chegada, para se obter uma distribuição probabilística que descreva o serviço prestado,precisamos fazer uma amostragem no sistema em questão. Neste caso, no entanto, após ter sido definido o tamanho da amostra, temos um complicador: A distribuição probabilística deve refletir a “capacidade” da estação de serviço e por isto não tem sentido incluir na amostra os períodos em que a estação fica ociosa. As maneiras usuais de se fazer isto são contar somente o tempo em que a estação não ficaociosa ou, para garantir ocupação, gerar usuários artificiais para serem servidos no sistema. A 1a forma é geralmente mais usada pois a 2a pode provocar distorções por ser artificial. Vamos supor, como exemplo, que estamos estudando um posto bancário e para estudarmos o atendimento dado foi feita uma amostragem, em um único dia, das 13:00 às 16:00 horas, ou seja durante 3 horas (180 minutos). Foramcoletados então os seguintes dados:
Instante do fim do serviço para cada usuário Hr:min:seg 13:00:22 / 13:00:37 13:01:07/13:01:22/13:01:44 13:02:47 . . . 15:59:15 / 15:59:34 N de serviços prestados no período 2 3 1 0 . . . 2 540 serviços
o

Período 13:00 – 13:01 13:01 – 13:02 13:02 – 13:03 13:03 – 13:04 . . . 15:59 – 16:00 180 períodos

Duração do serviço (seg) 22 / 15 30 / 15 / 22 63 . . .26 / 19 10.800 seg

Da mesma forma que fizemos no processo de chegada, registramos nesta amostragem tanto a duração de cada serviço prestado (medida contínua pois se trata de tempo) como o número de serviços prestados por período (também 1 minuto neste exemplo) que é uma medida discreta pois só pode ser um valor inteiro. Também repetindo o citado no processo de chegada, bastava coletar...
tracking img