Trablho de po

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Valdinei Landgraf Ferreira

2. DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE FILAS

(i) fila única e um servidor.
(ii) fila única e múltiplos servidores em paralelo.
(iii) múltiplas filas e múltiplos servidores em paralelo.
(iv) fila única e múltiplos servidores em série.
Uma diferença é se o sistema tem um único estágio tipos (i), (ii) e (iii) ou múltiplos estágios tipo (iv). Nossistemas multiestágios, os usuários passam por mais de um dispositivo de serviço antes de saírem do sistema, por exemplo, no drive-in de certos restaurantes fast-food em que os usuários primeiro fazem seus pedidos e pagam, depois recebem seus pedidos e saem do sistema. Nos sistemas monoestágios, podemos ter sistemas com fila única tipos (i) e (ii), por exemplo, em certas agências de bancos ecorreios, e sistemas com múltiplas filas em paralelo tipo (iii) encontrados em supermercados, balcões de atendimento dentro de restaurantes fast-food e praças de pedágio.
Nos sistemas do tipo (iii), ainda podemos ter as filas separadas por classe de usuários, por exemplo, filas de caixas normais e caixas rápidos (para consumidores com menos de dez itens em supermercados), filas de passageiros deprimeira classe e classe econômica de companhias aéreas em aeroportos.
Podemos também ter sistemas com múltiplas filas em um único servidor, por exemplo, no cruzamento de duas avenidas com filas de carros e filas de pedestres em duas direções de cada avenida, todos aguardando o sinal verde no semáforo servidor para atravessar.
Sistema de fila única do tipo (i) e do tipo (iii) contêm trêselementos
• Fonte de usuários.
• Fila.
• Dispositivo de serviço, contendo um ou mais servidores em paralelo.
Dentro desta visão, uma rede de filas pode ser definida como um conjunto de sistemas de filas dos tipos (i) ou (ii) interligados, em que algum desses sistemas podem ser a fonte de usuários de outros (sistemas de rede de filas). o sistema do tipo (iii) é uma rede de filas comconjuntos de sistemas do tipo (i) arranjados em paralelo, enquanto o sistema do tipo (iv) é uma rede de filas com conjuntos de sistemas do tipo (i) arranjados em séries por exemplo, (uma linha de montagem com estações de trabalho em série).
Para descrever um sistema de filas,precisamos de informação sobre três elementos:
• A entrada o processo de chegada de usuários no sistema.
•A disciplina da fila ordem em que os usuários em fila são atendidos.
• A saída o processo de seviço atendimento

2.1. Processo de chegada

O processo de chegada de usuários no sistema é descrito pelo intervalo de tempo entre chegadas sucessivas de usuário. Em geral admitimos que não mais de um usuário pode chegar no mesmo instante; caso contrário, dizemos que pode ocorrer uma chegada emlote, por exemplo, a chegada de um casal em um restaurante (sistema com chegada em lote).
Podemos considerar todos os usuários pertencendo a uma única classe ou agrupados em múltiplas classes diferentes. Supõe-se que todos os usuários de uma mesma classe são estatisticamente idênticos, com intervalos entre chegadas modelados por uma distribuição de probabilidade.

2.2. Processo de serviçoO processo de serviço é descrito pelo tempo de serviço atendimento por usuário. Cada servidor não precisa ser um indivíduo, mas pode ser um grupo de pessoas ou máquinas realizando simultaneamente um serviço por exemplo, (uma equipe de manutenção). Em geral, admitimos que não mais de um usuário pode ser atendido por um servidor no mesmo instante; caso contrário, dizemos que pode ocorrer serviço emlote, por exemplo, um elevador que transporta várias pessoas ao mesmo tempo ou um semáforo de trânsito que permite a passagem de vários veículos sistema com serviço em lote.
Podemos ter o dispositivo de serviço contendo um ou mais servidores iguais em paralelo, como e do tipo (ii). Neste caso supõe-se que todos os servidores são estatisticamente idênticos, com tempos de serviço modelados...
tracking img