Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM HISTÓRICA DA PSICOLOGIA

A palavra psicologia vem do grego psykhologuía de psykhé (psique, alma, mente) e lógos (palavra, razão ou estudo). É a ciência que estuda o comportamento (tudo o que um organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento).
O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano. Os filósofospré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Havia uma oposição entre os idealistas e os materialistas.
Sócrates (469 – 399 a.C.): a psicologia na antiguidade ganha consistência: Limite que separa o homem dos animais (razão). Esta teoria postulava que, a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos que seria a base da irracionalidade.

Platão (427– 347 a.C): discípulo de Sócrates. Procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo, e este lugar seria a cabeça, onde se encontraria a “alma” do homem. A medula seria, portanto o elemento de ligação da alma com o corpo. Este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficavalivre para ocupar o outro corpo.

Aristóteles (384 – 322 A. C): discípulo de Platão. Postulava que tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui a sua “psyché” ou “alma”. Desta forma os vegetais, os animais, e o homem teriam alma. Estudou as diferenças entre razão, percepção e sensação “Da anima” que pode ser considerado o primeiro tratado em Psicologia.
2.300 anos antes do adventoda Psicologia científica os Gregos já haviam formulado duas “Teorias”: a platônica, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a aristotélica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
Com o passar dos séculos, as ciências conhecem um grande avanço. O conhecimento tornou-se independente da fé, os dogmas da Igreja foram questionados.A Racionalidade do homem apareceu então como a grande possibilidade de construção de conhecimentos. Esse avanço na produção de conhecimentos propicia o início da sistematização do conhecimento científico.
Em meados do século XIX, é que os problemas e temas da psicologia, que até então eram estudados exclusivamente por filósofos, passam a ser, também, investigados pela fisiologia e pelaNeurofisiologia. Os avanços nesta área levaram a formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos deste sistema. 
Somado a isso, o capitalismo trouxe consigo “a máquina”. Todo o universo passou a ser pensado como uma máquina, isto é, podemos conhecer o seu funcionamento, a sua regularidade, o que nos possibilita oconhecimento de suas leis, e essa forma de pensar atingiu também as ciências do homem. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem (seu cérebro). Assim, a Psicologia começa a trilhar outros caminhos.

PSICOLOGIA PRÉ-CIENTÍFICA

Desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturasdedicaram-se a questões relativas à natureza humana, a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 emLeipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt, como Weber , Fechner, o inglês Edward B. Tichener, e o americano William James propagaram a nova ciência e fundaram vários...
tracking img