Uta - lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LEIDIANA SUSSUARANA DA SILVA SENA – 421859/MAIO 2009

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÔES DE ENSINO

Metodologia da Alfabetização;
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;
Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto;

RIO BRANCO ACRE
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LEIDIANA SUSSUARANA DA SILVA SENA– 421859/MAIO 2009

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÔES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Carmem Lopes Parrilha. Centro Associado: Rio Branco-Acre

RIO BRANCO ACRE
2011
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.....................................................................................................................06
2.1. METODOLOGIA DAALFABETIZAÇÃO.............................................................08
2.2. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA...................................................11
2.3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO.......................................................................................................................12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13
REFERÊNCIAS........................................................................................................14





1. INTRODUÇÃO
A Produção de Aprendizagem refere-se á Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) Língua Portuguesa, em que tem como destaque o tema “Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino”. Na aquisição da linguagem, o método como se desenvolve alíngua, como se adquire as primeiras palavras, a fala, enfim, é tudo um processo, embora natural, é longo e difícil. A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais, junto a uma socialização que podeocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais.
Esta produção tem como finalidade apresentar os recursos de aprendizagem relativos à aquisição da linguagem e concepções de ensino de língua portuguesa, além de estabelecer relação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico adquirido ao longo da formação do professor fundamentando e sistematizandoos elementos do processo de desenvolvimento e aprendizado da língua materna através da aquisição da fala e da escrita.
O Desenvolvimento desta, bem como de outras produções de aprendizagens tem contribuído para a profissionalização dos futuros professores e pedagogos por articular teoria e prática do conhecimento da Língua Portuguesa juntamente com a aquisição da linguagem e concepções de ensino,possibilitando novas pesquisas, estimulando suas ações e reflexões, além do interesse por uma nova prática de ensino que valoriza os estudos do cotidiano escolar como fonte de conhecimento.
Para desenvolver este trabalho foi realizado o estudo de uma seleção de livros didáticos e textos geradores acompanhados de outras referências complementares que foram disponibilizados pelainstituição, logo após o término das leituras, foi dado inicio ao seu desenvolvimento, por um período de seis dias, durante três horas diárias incluindo escrita, digitação e revisão.

A UTA-Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino foi composta pelas seguintes disciplinas:
* Metodologia da Alfabetização;
* Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;
*...
tracking img