Pa uta lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ELLEN TATIANE VOLTOLIN GAZZI, RU 624379.

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.
Metodologia da Alfabetização
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto

JUNDIAÍ
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBAELLEN TATIANE VOLTOLIN GAZZI, RU 624379.

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Mary Ellen.
CentroAssociado: Jundiaí.

JUNDIAÍ
2011
1. INTRODUÇÃO

No mundo tudo se transforma, é uma constante mudança, na Pedagogia essa evolução tem a função de agir de forma positiva e crescente, na vida dos alunos e pedagogos. Atualmente o aluno tem novas formas de ser alfabetizado. A gramática passou a ser um instrumento de consulta, sozinha com seus métodos, não produz um aluno quefala e escreve a norma padrão. Na prática linguística, ensina o professor a como o aluno aprende a falar e escrever através do contato com o texto, diálogo, leitura e escrita.
Estudar sobre a “Língua Portuguesa: Aquisição da Linguagem e Concepções de Ensino” é proporcionar novas possibilidades de atuação a fim de melhorar a formação de novos pedagogos e assim melhorar a qualidade de ensinopara os alunos. Interessante saber que é necessário entender tudo relacionado ao aluno, para depois educar o mesmo de forma prazerosa.
Com o objetivo de transmitir de forma objetiva e clara sobre essas mudanças, novos pensamentos para revolucionar a arte de ensinar dos educadores e por conseqüência alfabetizar os alunos de forma que sinta prazer pela leitura e em aprender.
Falar daaquisição da linguagem, alfabetização, língua materna e suas quatro habilidades, comparar Piaget com Vygostky e a relação ao desenvolvimento cognitivo, comentar sobre a aquisição da escrita de acordo com Ferreiro e relacionar com os ensinos da língua portuguesa, falar dos tipos de comunicação oral, refletir sobre a perspectiva da produção de texto nas práticas sociais são os objetivos da construçãoda Produção de Aprendizagem.
Realizar esse trabalho é um objetivo muito interessante na vida do futuro Professor, através da leitura dos livros e tele-aulas, e outros meios como fóruns, rádio web, etc., o aluno consegue visualizar com amplos detalhes para auxiliar na compressão da UTA.
É possível realizar essa Produção de Aprendizagem como base, o resumo sobre os livros: “Metodologiada Alfabetização” (VALLE, 2007), “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa” (GOMES, 2007) e o livro “Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior” (HARTMANN/ SANTAROSA, 2011). Em segundo momento com base nos slides e explicações das aulas aplicadas pelos professores: Prof.ª Simone Schemberg, Prof.ª Monica Vieira, Prof.º Jeferson Ferro e Prof.ª Ana Gabriela. Bem como pensamentos eteorias de filósofos e grandes importantes estudiosos que fazem parte desse universo maravilhoso da Língua Portuguesa.
Alfabetizar nas atualidades é um maravilhoso desafio, que deve ser encarado com muito amor e dedicação pelo Professor, com um novo caminho para o saber: alfabetizar - letrando, ou seja, ensinar o aluno a compreender o uso do código da escrita, e ao mesmo tempo se relacionarsocialmente com a leitura e escrita. Ensinar a compreender a linguagem e todo seu contexto dento de uma sociedade. Ensinar os gêneros textuais, a escrever e reescrever o próprio texto. Proporcionar diversas atividades, reflexões e brincadeiras para auxiliar o desenvolvimento do aluno, fazer com que a leitura faça parte do seu cotidiano.
Educar é uma dádiva, um dom e tudo isso é possível e...
tracking img