Assedio moral em ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO



Jackson Souza da Silva

Profº. Cledson da Paixão Ramos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança no Trabalho (SEG 0074) – Prática do Módulo I
01/07/11



RESUMO


Observa-se que e relevante que se faça uma conscientização contra o assédio moral no ambiente de trabalho, mostrando as consequências que causaspara um profissional que é vitima desse assédio, posto que sempre existisse mais nunca se rotulou esse problema não se constituiu novidade, pois são tão antigos como as relações de trabalho, esses sofrimentos se apresentam de várias formas e maneiras sendo ela física ou danos psíquicos, o que se nota é que a violência no local de trabalho assume contornos cada vez mais sutis, percebe que esseproblema traz prejuízos não só a vitima, mais também a própria empresa ou órgão público, pois todos os envolvidos vãos sofrer uma conseqüência. A vítima se isolada dos grupos sem explicação, passa a ser hostilizada, ridicularizada constantemente, desacreditada sempre na frente de pessoas, este por medo de perder o emprego o por esta acomodado com a situação, vai gradativamente desacreditando em simesma fragilizada vai perdendo sua autoestima.


Palavras– chave: Assédio; Consequência; Trabalho; Empresa.


1. INTRODUÇÃO

Para falar sobre assédio moral no ambiente de trabalho é preciso saber o que é como acontece, como se defender desse tipo de conduta. O termo assédio sexual vem da má conduta de profissionais que consegue constrangi o psicológico e o físico de um colaborador dentrede sua área de trabalho, o assédio moral se concretiza através do assedio abusivo.
O assédio moral pode ser entendido como uma maneira de violência psicológica. Muitos profissionais da área de saúde e do direito e dos sindicatos, dos trabalhadores, observando a forma sutil com que acontece o assédio moral tendo em vista que o assédio tem grave consequência, atualmente discute muito sobreassédio moral, mas poucos sabem o que realmente significa. Primeiro, é importante saber que o assédio moral, apesar de também provocar constrangimento e incômodo na vítima, não é assédio sexual o mesmo tem o objetivo específico de compelir alguém a ter ou aturar comportamentos sexuais contra sua vontade. O assédio moral se constitui numa outra forma de agressão ao empregado, cometida porsuperiores hierárquicos, de forma constante e repetitiva, com o objetivo de humilhá-lo, diminuí-lo, mantendo uma repetitiva tensão psicológica, que coloca o empregado num gradual isolamento do ambiente de trabalho reduzindo sua autoestima.


2. ASSÉDIO MORAL

Dentro do assédio moral no trabalho englobam-se atitudes de várias naturezas, levadas a cabo com o invariável intuito de deitar abaixo umaou várias pessoas. Fazer comentários maldosos em público, inventar ou produzir erros no trabalho alheio, pedir tarefas com uma urgência inexistente, ignorar a presença do trabalhador, impor horários incompatíveis com a vida pessoal do colaborador, isolá-lo do convívio com os colegas ou privá-lo da hora de almoço, não fornecer o material indispensável à realização das funções, não cumprimentar,ordenar trabalhos muito além das competências do funcionário, estimular a discriminação entre colegas, não atribuir qualquer tarefa a um empregado, imputar rótulos do gênero “fraco”, “incompetente”, “incapaz”, demitir sem justa causa (ou levar ao pedido de demissão), controlar as idas ao médico, fazer desaparecer atestados de saúde, multiplicar burocracias, colocar uns colegas a supervisionar outrose espalhar boatos, são exemplos de procedimentos inerentes a um processo de assédio moral no emprego. Conforme Elisabeth (2007, p.25), “Objetivo no assédio é de não reconhecer a qualidade do trabalho realizado, o investimento da pessoa em seu trabalho”. Para que fique caracterizado o assédio é preciso que haja a repetição de práticas hostis durante certo tempo, em torno de seis meses. Tendo em...
tracking img