Uta de lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

ITU
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA- Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Tutor local: Maria Lúcia Cucatti
Centro Associado: Itu

ITU
2011
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................. 04
2.LÍNGUAPORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO .............................................................................
06
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO ...................................................... 08
2.2 METODOLOGIA DA LÍNGUIA PORTUGUESA ........................................... 10
2.3 PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- PRODUÇÃO DE TEXTO.......... 12
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 16
REFERÊNCIAS.................................................................................................. 18

1. INTRODUÇÃO

Inicialmente, é imprescindível retomar o conceito de alfabetização, levando-se em conta que essa conceituação tem sido pontuada por diferentes análises e enfoques,privilegiando, em alguns casos, a abordagem mecânica do processo de aquisição da língua escrita, fundamentada na racionalidade técnica, cuja preocupação central é o como fazer, ao invés de direcionar-se, também, para o aspecto de como o aluno aprende. E, em outros casos, destacando tanto o caráter processual, complexo, quanto à necessidade de articulação entre os diferentes enfoques sobre o tema.Justifica-se a presente P. A., devido a importância da temática para nossa formação, pois a alfabetização transcende a mecânica do ler e do escrever (codificação/decodificação), ou seja, a alfabetização é um processo histórico-social multifacetado, envolvendo a natureza da língua escrita e as práticas culturais de seus usos. Pois sabemos que alfabetizar não é só ler, escrever, falar sem uma práticacultural e comunicativa, uma política cultural determinada. Observa-se, assim, que a concepção de alfabetização tem se ampliado no cenário sócio-educacional, estimulando práticas escolares diferenciadas uma vez que tais questões, de uma forma ou de outra, chegam à escola.
A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, através da mesma entenderemos que o ensino da língua materna nosprimeiros anos de vida escolar de um aluno é uma responsabilidade muito grande. Mas, certamente, com um bom trabalho efetuado, torna-se, também, uma realização das mais gratificantes. Do bom resultado desse empreendimento dependerá toda a vida acadêmica desse aluno, já que a leitura e a escrita, além de propiciarem bom uso da comunicação oral, estão presentes em todas as disciplinas do ensinofundamental, médio e superior, e vão, certamente, acompanhá-lo em todos os contextos de sua vida.
Os objetivos da presente P.A são mostrar a real importância da Alfabetização, e do profissional dessa área que deve ter sempre em mente que a o processo de alfabetização significa a base para todo e qualquer desenvolvimento da criança, e que esta criança é personagem central do seu trabalho.
Pretendemostambém demonstrar como se dá o processo de alfabetização aplicado à pratica pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas, para tal, tomamos como base as disciplinas: Metodologia da Alfabetização, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional cursadas nesta UTA.

2. LÍNGUA...
tracking img