Uta lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA [pic]

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇAO DA LINGUAGEM E CONCEPÇOES DE ENSINO.

METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO, METODOLOGIA DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO.

TAUBATÉ
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA [pic]

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ECONCEPÇÕES DE ENSINO.

TAUBATE
2011
INTRODUÇAO

Desejamos que o presente trabalho venha a contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, para aqueles que desejam fazer da sala de aula um espaço para a ampliação do horizonte do aluno e, sobretudo, um espaço de inserção do individuo, para que ele possa interagir nas diferentes esferas da sociedade.
Procuramos investigaro tema proposto com metodologia linguístico- pedagógico ás praticas usadas por pesquisadores e educadores no processo de ensino aprendizagem, refletindo sobre os problemas do ensino de Língua Portuguesa partindo de uma análise teórica abrangente sobre os instrumentos metódicos de ensino, a função da escola, as praticas de leitura e escrita.
Discorrer sobre o processo de alfabetizaçãoescolar como um todo e analisar os conceitos da alfabetização, suas possibilidades e limites, numa perspectiva crítica, parecem ser fundamentais para a compreensão e adequação do ensino nas escolas. É na escola que as novas gerações têm a oportunidade de vivenciar diferentes práticas de leitura e escrita.
Não há como excluir ou tapar os olhos para a contextualização da escrita. Osegredo está em olhar para o aluno como um ser pensante, não como uma tábua rasa. Pesquisar, refletir e buscar entender o processo pelo qual se desenvolve a alfabetização vem sendo uma atividade constante.

DESENVOLVIMENTO

Uma educação de qualidade depende principalmente da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula e a ação pedagógica do professor contribui, em grande parte,para que o processo ensino-aprendizagem realmente aconteça ou deixe de acontecer.
Durante décadas houve a procura de um método, que criasse um vínculo entre professor e aluno numa relação de segurança, simplicidade e aprendizagem de forma mais eficiente, prazerosa e duradoura, essa metodologia proposta é fundamentada em uma contribuição para a inserção social das crianças e adolescentescomo indivíduos participantes do processo pelo qual se compartilham decisões, que afetam a própria vida e da comunidade que habitam.
O nosso país possui números significativos de indivíduos que não adquiriram o saber necessário para atender as exigências e adaptações de uma sociedade letrada onde aprender estratégias e habilidades para resolver problemas em diferentes contextos,utilizando os conhecimentos disponíveis para enfrentar situações novas inesperadas é importante para a construção da aprendizagem dos alunos como o domínio do sistema de escrita alfabética.
Sendo assim, é necessário no processo evolutivo da aprendizagem, que as crianças elaborem hipóteses, e encontrem respostas para as suas perguntas.
Na busca da melhoria e da qualidade deensino, tornam-se existentes diversos pontos de vista de pesquisadores com relação à alfabetização e letramento. Falaremos a seguir de três deles: Piaget, Vygotsky e Emilia Ferreiro.
Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma continua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos deestudo e suas ações sobre o que quer aprender são muito importantes para que seus conhecimentos progridam.
Em sua teoria, destaca a questão da experiência, pois sem ela não há aprendizagem e a cada nova experiência pode gerar muitos novos conhecimentos como um grande e continuo ciclo. É a etapa do desenvolvimento da criança que determina que ela internalize ou não aquele dado que...
tracking img