Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O mercado competitivo e incerto em que as organizações estão inseridas demonstra a necessidade de constante adaptação e diferenciação, de modo a garantir maior competitividade e manutenção das atividades.
As empresas buscar estratégias para seu crescimento no mercado está estudando as etapas de treinamento, o processo de diagnóstico de necessidade de seus funcionários. Com objetivode desenvolvê-los buscando alinhar os conhecimentos, habilidades e atitudes. Para melhor desempenho nas suas tarefas.
Com as ferramentas de treinamento Desenvolvimento poderá incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. Alinhar toda a equipe de modo que os objetivos organizacionais e pessoais sejam atingidos.Qualificar e capacitar os colaboradores para que consigam alcançar melhores resultados, melhor qualidade de vida e maior competitividade organizacional.

Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizaciona
Nas organizações atuais para manter o padrão de qualidade em seus serviços, tem buscado desenvolvimento do seu profissional. Obtendo assim maior competitividade nomercado. Verga (200, p.43) comenta que, ”[...] as empresas precisam de pessoas motivadas para que o tão Binômio produtividade-qualidade aconteça”.
Não adianta apenas motivar o empregado deve-se também qualifica-lo para seu melhor desenvolvimento, são necessárias duas ferramentas para seu crescimento: a motivação e a qualificação. Para uma empresa bem sucedida é necessário contar compessoas capacitadas, assim e de estrema importância à realização de treinamento aos empregados.
Conceito de Treinamento
Treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional na organização. ”Treinamento é um processo de assimilação”.
Cultura em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidade ou atitudes relacionadas diretamente áexecução de tarefas ou na otimização no trabalho “(MARRAS 2001, P. 145)”.
De acordo com Chiavenato “(1999, p.294)” O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor ás pessoas, á organização e os clientes. Ele enriquece o “patrimônio humano das organizações”.
Existe diferença entre treinamento e o desenvolvimento de pessoas. O treinamento tem a finalidade de melhorarashabilidades profissional no desempenho de suas funções.
O desenvolvimento de pessoas tem foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.
De acordo com Chiavenato (1999,p .297)”O treinamento é um processo cíclico e continuo composto por quatro etapas: diagnóstico, desenho,implementação e aavaliação”.O treinamento tem a responsabilidade de atingir níveis de desempenho estabelecido pela organização.
O treinamento tem dois objetivos específicos e genéricos:
Objetivos específicos: São os que trazem a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar os seus conhecimentos e se estarem sempre atualizado as inovações dentro das suas atividades.
Objetivos genéricos: São os quetrazem a oportunidade de elevar o desenvolvimento do empregado a desenvolver a motivação dentro da organização.
Levantamento da necessidade do treinamento
Para o levantamento da necessidade de treinamento deve ser tratado com muita atenção para não ser desviado da sua finalidade. Obter a percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento, buscar informações relevantes.Chiavenato (2000, p. 508) “O levantamento de necessidades de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que posa traçar a programação de treinamento”
O que deve ser ensinado?
Quem deve aprender?
Quando deve ser ensinado?
Onde deve ser ensinado?
Como deve ser ensinado?
Quem deve ensinar?

Segundo a Chiavenato (200, p. 499), “O treinamento assemelha-se um...
tracking img