Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente e Gestão Ambiental
Meio ambiente é tudo que envolve ou cerca os seres vivos, ambiente vem do latim e o prefixo ambi dá a idéia de “ao redor de algo” ou de “ambos os lados”. O que envolve os seres vivos e as coisas ou o que está ao seu redor é o planeta terra com seus elementos, tanto os naturais como os alterados e construídos pelos seres humanos. Assim por meio ambiente seentende o ambiente natural e o artificial, ambiente físico e biológico originais e o que foi alterado pelo ser humano, como áreas urbanas, industriais e rurais, sendo esses elementos a condição para a existência da vida na terra.
Odum e Sarmiento distinguem 3 tipos de ambientes:
1- Fabricados, ou desenvolvidos pelos humanos = cidades, parques industriais e corredores de transportes, comorodovias, ferrovias e portos.
2- Ambiente domesticado, que envolve áreas agrícolas, açudes, lagos artificiais, florestas plantadas, etc..
3- Ambiente naturais = matas virgens e outras regiões auto sustentadas, não dependem de qualquer fluxo de energia controlado diretamente pelo homem.
Segundo esses autores o ambiente de suporte a vida é a parte da terra que satisfaz as necessidades fisiológicasvitais, provendo alimentos, outras formas de energia, nutrientes minerais, ar, água. A biosfera é uma estreita faixa do planeta constituída pela interação de 3 ambientes: ambiente terrestre ou litosfera, ambiente aquático ou hidrosfera e o atmosférico que envolve os outros dois ambientes. A parte terrestre da biosfera é a camada sólida superficial da litosfera e a parte terrestre da atmosfera éa camada rente a crosta terrestre, denominada troposfera e que alcança 11 Km nos pólos e 16 Km no equador. Os seres vivos estão condicionados a certa exposição a radiações ultravioleta, que dependem da camada de ozônio existente na estratosfera.
O ecossistema ou sistema ecológico é formado por organismos de mesma espécie vivendo juntos, mais elementos físicos e químicos do meio em que vivem,sendo assim uma unidade funcional básica da ecologia. Como qualquer sistema, é um conjunto de partes ou subsistemas em interação = seres vivos e organismos de varias espécies mais elementos do ambiente físicos e abiótico. O organismo e o ambiente físico funcionam como uma totalidade, assim o que ocorre com uma das partes acaba influenciando a outra. Os ambientes artificiais ou domésticos dosseres humanos formam ecossistemas específicos, como regiões agrícolas e agroindustriais. Já as cidades e os distritos industriais são considerados tecnossistemas, pois são parasitas dos ambientes naturais e domésticos pois não produzem alimentos, não limpam o ar e reciclam pouco a água que utilizam, não possuindo capacidade de regeneração. O homem usa o meio ambiente para obter recursos necessáriospara produzir o que necessitam e despejo de matérias e energia não aproveitadas. Mas isso vem aumentando a degradação ambiental, pois o homem tem a concepção de um ser humano separado dos elementos da natureza, e que a natureza existe para servir –lo, assim o aumento da escala de produção e consumo provoca os graves problemas ambientais.
A Revolução Industrial é um marco importante paraintensificação dos problemas pois culminou com a aumento das emissões ácidas de gases de estufa, substancias tóxicas, lixo por restos de embalagens e produtos industriais, na agricultura; uso de inseticidas, herbicidas e fertilizantes. O mesmo pode se dizer da pesca, transportes, agencias bancarias, hotéis escritórios, consultórios, hospitais, aeroportos e outros estabelecimentos. Surgiu umadiversidade de materiais e substancias que não existiam na natureza, sendo sintetizadas e não param de crescer. A era industrial alterou a maneira de produzir degradação ambiental, gerando muita quantidade de resíduo que ameaçam a capacidade de suporte do próprio planeta. A Terra já se encontra nos limites de sua capacidade para suportar as espécies vivas, sendo que alguns problemas ambientais já...
tracking img