Trabalho sobre empresa junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




A falta de perspectivas de emprego para os jovens brasileiros vem dando a chance de pensarmos em alternativas que se caracterizam pela simplicidade e eficácia. Uma dessas opções vem crescendo no meio universitário e tem se destacado por conseguir unir a teoria com a prática, que é a empresa júnior.

Uma empresa júnior é caracterizada por ser uma associação civilsem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de curso universitário ou técnico, onde presta serviços e desenvolve projetos para diversos setores da sociedade.

Por ser composto de alunos da graduação, o preço dos serviços oferecidos geralmente são menores que os do mercado, além disso, a participação de professores orientadores garante aos projetos alto nível dequalidade.

O papel das empresas júnior é possibilitar aos estudantes a oportunidade de aprimoramento técnico através de trabalhos realizados e que dêem a eles uma visão real, possibilitando-lhes a resolução de problemas práticos e o aprimoramento pessoal/humano através do engajamento numa organização que esteja preocupada com o desenvolvimento como indivíduo.

Também, enquanto empresa deconsultoria, a empresa júnior possui o papel de auxiliar e assistir aos clientes na melhoria de seu desempenho, nos aspectos de eficiência, tecnologia e no aprimoramento das relações interpessoais, em função desse papel inovador, a Empresa Júnior adquire uma grande influência sobre os clientes, sobre os alunos e as demais pessoas com as quais interage, tendo, portanto uma correspondenteresponsabilidade profissional e social.

Essas empresas se enquadram no terceiro setor da economia, pois estão enquadrados no setor privado e não têm por fim último o lucro, excluindo-se então do Segundo Setor. Dessa forma, acabam por ter reduzidos custos operacionais e de tributação, podendo oferecer serviços de qualidade a um custo baixo. Elas atendem principalmente o mercado das micro e pequenasempresas, que costumeiramente não tem acesso a consultoria sênior quando enfrentam grandes dificuldades de gestão.


A fim de garantir um excelente aprendizado, todo o trabalho executado tem o acompanhamento e a orientação de um professor da respectiva área do conhecimento, visto que esses trabalhos podem ser prestados como consultoria a todo tipo de empresas, sendo que geralmente são maisrequisitados pelas pequenas empresas.



2. BREVE HISTORICO.





A primeira Empresa Júnior surgiu em Paris, no ano de 1967, quando estudantes da L´Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris criaram uma associação sem fins lucrativos denominada Junior Entreprise, tendo como objetivo complementar a formação adquirida em sala de aula com o contato direto com omercado de trabalho.

Nos anos de 1980, o movimento ampliou-se e estudantes de outras áreas além da Administração e do Comércio, tais como Engenharia e Agronomia, passam a ter suas próprias Empresas Junior. Em 1986, as Empresas Junior expandiram-se pelos países da Europa e, em 1990, foi fundada a Confederação Europeia de Empresas Junior, a JADE, Júnior Association for Development in Europe, paradefender os objetivos do movimento junto à União Europeia e servir de canal para troca de experiências internacionalmente.

No Brasil, o conceito Empresa Júnior foi introduzido em 1987, por iniciativa da Câmara de Comércio França-Brasil, que difundiu entre os estudantes de Administração a ideia de organizar associações semelhantes às francesas nas faculdades brasileiras. Em 1989, depois devisitar empresas júnior francesas para compreender seu funcionamento, enfrentar dificuldades burocráticas para a adequação do modelo à realidade brasileira, além da oposição de muitas pessoas, surgiu à primeira empresa júnior no Brasil, seguida pela primeira federação de empresas júnior, em São Paulo.

O surgimento e crescimento do movimento júnior no estado do Rio Grande do Sul, levou a...
tracking img