Empresa junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS VII – UNIDADE TIMÓTEO
Curso de Engenharia da Computação

Gabriel Henrique da Silva Figueiredo
Jéssica Vieira Soares
Lídia Mara D. Castro
Williane Poggiali

EMPRESA JÚNIOR

Timóteo – MG
Junho/2011

EMPRESA JÚNIOR
GABRIEL HENRIQUE DA SILVA FIGUEIREDO1
JÉSSICA VIEIRA SOARES2
LÍDIA MARA D. CASTRO3
WILLIANE POGGIALI41CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
ghsfigueiredo@gmail.com
2CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
jessicavieirasoares@hotmail.com
3 CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
lidia_mara91@hotmail.com
4 CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
nanipoggiali@hotmail.com

RESUMO: OMovimento de Empresa Júnior cresce consideravelmente no Brasil e no mundo. Sua expansão se deve à grande influência que as Empresa Juniores geram sobre os seus integrantes. Este artigo tem como objetivo mostrar o funcionamento dessas empresas e como elas influenciam no desenvolvimento profissional dos alunos. Para isso foi realizada uma ampla pesquisa nesse ramo, que estabelece os impactos causadospelas empresas juniores desde o seu surgimento até os dias de hoje, com ênfase no Brasil e no estado de Minas Gerais, além disso, será apresentado o modelo de uma empresa Junior de monitoria, do CEFET-MG, que tem como objetivo preparar os estudantes de uma universidade a se familiarizar com o ambiente de trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: Empresa Júnior, Capacitação Profissional, Mercado de Trabalho.1. INTRODUÇÃO
Na universidade o aluno não aprende a desenvolver os seus conhecimentos a nível do que é exigido no mercado de trabalho, é por isso que surgiu a necessidade de se criar o movimento conhecido como Empresa Júnior. De acordo com a Brasil Júnior a Empresa Júnior “é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentosde ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.” Sendo assim ao participar dessa empresa o aluno de uma universidade desenvolve algo que não se aprende em sala de aula, que é a prática dos ensinamentos adquiridos que são aplicados de formasemelhante ao que se pratica nas empresas. As ideias, os erros cometidos, as experiências são a base para o crescimento profissional do estudante integrante dessa empresa, pois é o local onde ele constrói um amadurecimento que o ajudará na hora de concorrer a uma vaga de emprego ou até mesmo em exercer sua profissão futuramente.
Mas muitas pessoas pensam que para participar de uma Empresa Júnior nauniversidade basta apenas começar a trabalhar, mas por trás de uma empresa já implantada há vários passos a serem seguidos para ingressar nela e para aquele que já é integrante todo o serviço prestado por ele é avaliado constantemente e tudo isso serve de base para um desenvolvimento profissional futuro.
No caso deste artigo foi apresentado um modelo de Empresa Júnior baseado na implantação demonitores para o desenvolvimento intelectual dos graduandos do CEFET-MG em deficiência de conhecimentos disciplinares, com intuito de eles absorverem todo o conteúdo necessário para concluir seu objetivo, além de proporcionar um ambiente de trabalho entre os integrantes dessa empresa, mas antes será apresentado um breve histórico de seu surgimento no Brasil e no mundo e de como ela funciona.

2. OSURGIMENTO DA EMPRESA JÚNIOR
A empresa Júnior foi criada em 1967 na França, quando acadêmicos da ESSEC (L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris), se viram na necessidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, percebida através de estudos e pesquisas de mercado. Em 1969 foi criada a primeira confederação francesa de empresas...
tracking img