Empresas juniores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Empresa Júnior (EJ) caracteriza-se por ser uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos de curso universitário ou técnico. Presta serviços e desenvolve projetos para diversos setores da sociedade.
Por ser composta de alunos da graduação, o preço dos serviços oferecidos são menores que os do mercado. Além disso a participação de professores orientadores garanteaos projetos alto nível de qualidade.
O papel das Empresas Juniores é possibilitar aos estudantes a oportunidade de aprimoramento técnico através de trabalhos realizados e que dêem a eles uma visão real, possibilitando-lhes a resolução de problemas práticos e o aprimoramento pessoal/humano através do engajamento numa organização que esteja preocupada com o desenvolvimento como indivíduo.
Também,enquanto empresa de consultoria, a Empresa Júnior possui o papel de auxiliar e assistir aos clientes na melhoria de seu desempenho, nos aspectos de eficiência, tecnologia e no aprimoramento das relações interpessoais.
Em função desse papel inovador, a Empresa Júnior adquire uma grande influência sobre os clientes, sobre os alunos e as demais pessoas com as quais interage, tendo portanto umacorrespondente responsabilidade profissional e social.
Iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. Firmeza e determinação. Essas são algumas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor. É este o espírito que motiva as pessoas a abrir o seu próprio negócio e a realizar coisas novas.

Empreender é identificar oportunidades edesenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios.

“Tenha escolhas que te façam arrumar energia e foco, elas te realizarão como pessoa”
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendolevado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário. As idéias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil,em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o Movimento Empresa Júnior brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foiatingido, no país de origem, em 19 anos, entre 1967 e 1986.
Atualmente, depois de 20 anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores, sendo realizados mais de 2.000 projetos por ano.
O objetivo principal das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos nainstituição à qual ela é vinculada. Por esse objetivo entende-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Em alta escala, o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) contribui com umaimportante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Na semana passada eu conversava com um professor de empreendedorismo de uma...
tracking img