A importancia da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A leitura tem sido encarada por muitos como um ato depreciativo, uma vez que ler tornou-se uma atividade cansativa e fora de propósito. Dessa forma, visa-se ressaltar a urgência de rever a leitura como um ato social que colabora para uma formação ética, pois encere o individuo num mundo cada vez mais letrado e o coloca apto a enfrentar os dilemas da vida. Sob esse enfoque é primordial odespertar de um leitor de mundo, fascinado e empolgado com as possibilidades envolvidas nesse processo. Para tanto, é essencial o contato com textos que estejam em conformidade com a realidade, com os interesses, a fim de que possa rever e reconstruir conceitos, valores, conquistando a criticidade e a conscientização da sua cidadania. Pois a importância de se ter um ambiente cultural no qual olivro esteja presente, mostra como ensinar a ler com prazer e a respeitar nossas escolhas diante do universo desvelado pelos livros, enfim aborda de maneira bastante sutil e esclarecedora o quanto é importante o ato de ler.
Palavras-chave: Leitura. Ato social. Realidade. Importância.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho parte da necessidade de promover a leitura para auxiliar numaformação critica e ética. Dessa forma o interesse firma-se o intuito de se aprofundar discussões e estabelecer relações com a leitura, realizando um estudo e uma análise de sua importância, bem como sua utilização na promoção do ato de ler, buscando verificar como o ler e o interpretar podem promover a socialização, criar situações imaginarias que expressam emoções, bem como apontar questionamentosque provoquem a criticidade e a construção de valores. Para isso levanta-se como questão a ser investigada a importância da escolha no tema nos textos que estejam vinculados dos textos, que estejam vinculados do contexto próximo da realidade vivenciada pelo leitor, fazendo com que o mesmo expresse suas emoções, se socialize, distraia, relaxe, servindo como um instrumento facilitador da aquisição doconhecimento.
A este respeito Santos (1983, p.15) ressalta que “a literatura é uma fala existente entre os indivíduos”. Desde que o homem nasce, ele já se configura como um leitor do mundo. É justamente esse caráter de descobrimento que deve ser resgatado em relação á leitura.

2 LEITURA E OS VÁRIOS SENTIDOS

É lendo os vários sinais, as várias linguagens que se aprende a ler. No entanto éno contato com materiais escritos que se vai buscando o sentido do que está escrito. Devemos explorar as possibilidades de significação, relacionando características do texto, para familiarizarem-se com as letras, palavras, as frases e as outras marcas que compõem os textos escritos, sendo elaborando hipóteses sobre o que esta escrito, a partir do que conhece e refletindo sobre as questões que oleitor destaca como significativas para sua realidade.
Conforme abordado por Rosa (1999, p.167), sobre o que traz diferença sobre a leitura dos textos é “o conhecimento que o leitor tem na temática tratada no texto. Quanto mais se conhece previamente o assunto que esta sendo tratado, mais facilmente se lê”, ao passo que, consequentemente, quanto menos se conhece sobre determinado assunto, maisdifícil será a leitura.

2.1 Estabelecendo objetivos para a leitura

É necessário que o leitor tenha mais oportunidades de ouvir, ver e sentir leituras alheias, pois maior será o repertório e a sensibilidade para a compreensão do que se lê. Freire (1997, p.32) analisa que “a leitura de mundo antecede a leitura da palavra o que faz pensar em ser leitor para se alfabetizar”. Os atos daleitura antecedem a leitura das palavras.
Essa concepção de leitura insere uma abordagem teórica que tem como pressuposto uma concepção de linguagem enquanto espaço de constituição do sujeito, ser histórico-social. É através da linguagem que o sujeito tem acesso aos significados em cultura em que vive, estabelece relações entre as informações e constrói sentido para si e para o mundo. Portanto...
tracking img