Pre-projeto junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
is Órgãos/Áreas 7
Organograma 12
Seleção 12
Troca de Gestão 13
Remuneração 13
Perfil de um Empresário Júnior 13

ANEXOS 14

1.1 Código de Ética do Movimento Empresa Júnior 14
1.2 Estatuto Padrão de Empresa Júnior 18

EMPRESA JÚNIOR – O QUE É

Definição

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por alunos de graduação deinstituições de ensino superior, que desenvolve estudos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores.

Missão

Criar uma cultura dentro das instituições de ensino superior brasileiras, visando o desenvolvimento de empreendedores e lideranças empresariais, com responsabilidade social.

Valores

( Ética
( Amizade( Empreendedorismo
( Profissionalismo
( Inovação
( Determinação

Objetivos

( Desenvolver o espírito empreendedor, crítico e analítico do aluno.

(.Complementar a formação teórica do aluno, fornecida pela instituição de ensino superior, com uma aplicação prática, além de proporcionar um contato direto com a gestão de uma empresa.

( Intensificar o relacionamentoEmpresa/ Instituições de Ensino Superior.

( Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado.

( Contribuir para com a sociedade, através do desenvolvimento de estudos, proporcionando aos seus clientes um trabalho de qualidade.

( Valorizar a instituição de ensino como um todo.

( Formar novas lideranças empresariais.

Clientes

Os clientes de uma Empresa Júniorsão:

a) Aluno

É o principal cliente da Empresa Júnior, cuja missão é buscar seu aprimoramento pessoal, profissional e acadêmico, através do desenvolvimento de estudos.

Uma Empresa Júnior complementa a formação acadêmica de um estudante em vários aspectos, pois proporciona a ele experiências como :

( Administração de uma empresa
( Organização do trabalho em equipe
(Delegação de responsabilidades
( Participação efetiva em reuniões de trabalho
( Negociação com clientes, patrocinadores, fornecedores e parceiros
( Exercícios de atividades financeiras e contábeis de uma empresa
( Decisões sobre políticas de imagem e prospecção de negócios
( Contato direto com problemas e situações da realidade empresarial

b) Empresas, entidades e sociedade emgeral

As Empresas Juniores tornam acessíveis a assessoria a estes segmentos, uma vez que o seu principal objetivo é o aprendizado e desenvolvimento do aluno e não resultados financeiros. A qualidade dos estudos é garantida pela orientação dos professores das IES onde estas empresas estão estabelecidas, ou ainda pelo auxílio de profissionais da área.

c) Instituição de Ensino

AsInstituições de Ensino Superior que contam com Empresas Juniores, além da possibilidade de oferecer uma oportunidade diferenciada de desenvolvimento para o aluno, são favorecidas pela divulgação que o trabalho da Empresa Júnior garante ao seu nome. É, também, um elo entre a instituição e a sociedade.

Histórico do Movimento

A primeira Empresa Júnior surgiu na França em 1967, na ESSEC. Desdeentão este Movimento vem se difundindo e pode ser considerado como um fenômeno econômico e empresarial: um faturamento de 19 milhões de dólares em 114 Empresas Juniores, mais de 4.200 projetos, 1 100 membros trabalhando em projetos apenas na França.

O processo de internacionalização ocorreu em 1986 e hoje existem Empresas Juniores espalhadas por todo o mundo: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra,Eslovênia, Suíça, Alemanha, entre outros. A Europa conta hoje com uma Associação Européia de Empresas Juniores (JADE) e Confederações Nacionais em todos os países.

No Brasil, a idéia foi introduzida pela Câmara de Comércio França-Brasil em 1988. As primeiras Empresas Juniores começaram a surgir no final deste ano, como as Empresas Juniores da FGV (Fundação Getulio Vargas) e da FAAP...
tracking img